Blog

3ª Geração #561 – Edição Especial

Com o case “Criação de Instituto para a valorização do plástico”, o Sinplast conquistou nesta terça-feira (03/07), entre seis finalistas, a etapa nacional do 1º Prêmio CNI de Boas Práticas Sindicais. O Sindicato era o representante gaúcho e o único do setor plástico na etapa nacional da premiação, uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as federações estaduais para valorizar e promover o compartilhamento de ações das entidades sindicais.

O case do Sindicato já havia conquistado a etapa gaúcha da premiação. “O plástico hoje vem sendo apontado como o grande vilão. Na realidade, o grande vilão são as atitudes incorretas do usuários finais. Todo esse programa que estamos desenvolvendo e inclusive compartilhando com outros Sindicatos brasileiros é com o objetivo de mostrar que o plástico pós-consumo tem seu valor e pode fazer o bem”, ressaltou Edilson Deitos, presidente do Sinplast, durante a cerimônia, lembrando que a criação do Instituto Sustenplast e seus respectivos programas, como o Tampinha Legal, foi uma iniciativa do Sindicato perante a modernização das leis trabalhistas, tendo em vista que o maior investimento, hoje se dá em ações em defesa da imagem do plástico.

A distinção teve como objetivo premiar atividades que gerem sustentabilidade sindical, fato que ocorreu com a criação do Instituto Sustenplast, que passou a assumir os dispêndios, por meio de patrocinadores, mantenedores e acesso a leis de incentivo, que o Programa Sustenplast desenvolvia com recursos do orçamento anual do Sindicato.

A união faz a força e traz resultados. Há alguns anos, o Sinplast tem sido pioneiro no Rio Grande do Sul com iniciativas em prol da valorização da imagem do plástico. Temos levado adiante, junto a formadores de opinião, sociedade, escolas, empresários e entidades de outros setores, informações positivas sobre o uso do plástico e a fundamental importância do descarte correto do material. Já promovemos muitos eventos nesse sentido, participamos como convidados de outros tantos. Desenvolvemos materiais gráficos, lúdicos e educativos. E assim fomos levando de boca em boca nossa mensagem.

Tudo isso sempre foi possível pela união do nosso setor. Temos no associativismo uma importante ferramenta de expressão social, política e econômica e isso não podemos deixar acabar. Como Sindicato, a modernização da lei trabalhista nos trouxe desafios. Com o fim da contribuição sindical obrigatória, tivemos que buscar alternativas para seguirmos adiante no nosso firme trabalho em prol da defesa do setor e do estímulo à economia circular. Foi aí que criamos o Instituto Sustenplast, que via patrocinadores, mantenedores e acesso a leis de incentivo passou a administrar o orçamento dessas ações.

E assim seguimos adiante e de cabeça erguida. A conquista desse prêmio não é do Sinplast, mas de todo o setor unido e articulado. Somente assim conseguiremos ir adiante e dar exemplos pelo Brasil afora. Somente juntos poderemos manter nossa voz ativa mostrando à sociedade que o plástico está aí para colaborar cada vez mais com o dia a dia das pessoas.

Nosso muito obrigado a quem já acredita e aprecia nossas iniciativas em prol da valorização do plástico e do bem da sociedade! Deixo o meu convite àqueles que ainda podem se engajar nesse grupo para compartilharmos ainda mais cases de sucesso como esse.

Edilson Deitos – Presidente do Sinplast