Blog

3ª Geração # 564

Implantação do registro digital de
empresas na JucisRS 

Em solenidade no dia 5 de julho, no Palácio Piratini, foi tornada pública a implantação do registro digital de empresas na Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) de Porto Alegre. O momento representa a conclusão de uma das etapas de implementação da Redesimples no Estado, iniciada em 2014, e que tem o objetivo de simplificar e desburocratizar o processo de registro e licenciamento de empresas e negócios. Desde então, a entrada de documentos para registro de empresas na JucisRS passou a ocorrer apenas de forma digital pelo site http://jucisrs.rs.gov.br/registro-digital, pelo qual também é possível ter acesso a mais informações. A meta é que o sistema alcance todas as cidades do Rio Grande do Sul até o final de 2018.

Sobre a possível venda da Braskem: 

+ Presidente do Sinplast-RS concede entrevista sobre o assunto 

Desde que foi anunciado que a holandesa LyondellBasell, uma das maiores companhias do setor de plásticos do mundo, abriu tratativas para adquirir a participação da Odebrecht na Braskem, o tema tem gerado uma série de dúvidas sobre o futuro no setor petroquímico nacional. Cerca de um mês após a divulgação dessa intenção, os transformadores, que utilizam as resinas termoplásticas para fabricar seus produtos acabados, continuam com várias interrogações. A Odebrecht possui 50,1% do capital votante e 38,3% do capital total da Braskem e a Petrobras tem, respectivamente, 47% e 36,1%, sendo o restante diluído no mercado. A Braskem concentra o mercado brasileiro de resinas petroquímicas. O presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS), Edilson Deitos, admite que a negociação envolvendo a LyondellBasell e a Odebrecht é algo que deixa o segmento apreensivo. “O Brasil importa mais produtos plásticos transformados do que exporta e precisamos de competitividade, para isso necessitamos de custos de matérias-primas mais competitivos”, defende. CLIQUE AQUI e confira a reportagem na íntegra! (com informações do Jornal do Comércio).

+ Abiplast prepara consulta ao Cade 

Representante da indústria do plástico quer aproveitar o momento para derrubar barreiras que encarecem o produto importado e garantem o monopólio à petroquímica controlada pela Odebrecht. O presidente da Abiplast e interinamente no comando da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Ricardo Roriz Coelho, reclama que pelas atuais regras há hoje uma proteção no mercado de resinas que favorece a Braskem e prejudica o mercado interno. “Ela aumenta seus preços o quanto quer. Hoje a Braskem conta com a ajuda de um imposto de importação elevado para alguns de seus produtos, o que inviabiliza a importação a preços competitivos e ainda conta com regras de antidumping para o PVC importado”, explica. CLIQUE AQUI e confira a reportagem na íntegra. (com informações do jornal Estado de Minas).

Economia circular do plástico em debate 

Com a temática “Economia circular do plástico: reciclando conceitos, criando atitudes”, a edição 2018 do Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos está com as inscrições abertas. O evento, que acontecerá no dia 11 de setembro, na FIERGS, traz à tona a relação humana com o consumismo e a sustentabilidade do planeta. Para participar clique aqui e se inscreva! A entrada é gratuita. Em breve a programação completa será divulgada!

Interplast 2018 apresenta Ilha de Reciclagem

Destacar o passo a passo da reciclagem do plástico, da coleta a consolidação de um novo produto, é a proposta da Ilha da Reciclagem da Interplast. A iniciativa busca estimular o desenvolvimento de novos projetos, investimentos e o engajamento com o tema reciclagem. O espaço demonstrará máquinas, equipamentos e rotinas, e abordagem sobre a importância de reciclar 100% do plástico – em especial o PS e o EPS (isopor®), além de conscientizar o público sobre a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. A  Ilha evidencia a reciclabilidade por meio de um processo inovador que beneficia tanto os consumidores quanto o meio ambiente. A Interplast – Feira e Congresso de Integração da Indústria do Plástico acontece entre os dias 14 e 17 de agosto em Joinville – Santa Catarina. Clique aqui e confira mais informações e a programação completa.