Blog

3ª Geração # 569

Empresas associadas ao Sinplast ainda podem aderir à Coalização da Embalagem e se adequar à PNRS

O Sinplast é signatária desde 2012, via Abiplast e Aslore, da Coalizão de Embalagens da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). As metas eram de 22% de redução de embalagens dispostas em aterros (incluindo vidro, metal, papel/papelão, plástico e alumínio). O setor de vidro e metal não assinou o acordo da Coalizão da Embalagem, com a exclusão destes materiais as metas foram refeitas para 13,3% de redução de embalagens dispostas em aterros e 19,8% de recuperação da fração seca. Os resultados obtidos de 2012 a 2017 superaram com uma redução de 21,3% das embalagens dispostas em aterros e recuperação de 29% da fração seca.

As empresas associadas aos Sinplast ainda podem se enquadrar à Lei da PNRS aderindo à Coalizão da Embalagem. Informe-se junto ao Sindicato pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br. As empresas que já aderiram devem utilizar estes números institucionalmente para valorizar seus produtos e mostrar para os clientes que somos fornecedores comprometidos com a logística reversa.

Presidente do Sinplast participa do Programa Conhecendo Brasília, da CNI

O presidente do Sinplast Edilson Deitos esteve na última semana na capital federal para participar do Programa Conhecendo Brasília. A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos representantes de Sindicatos um conhecimento de todas as áreas de atuação da CNI no acompanhamento dos pleitos do setor a nível do Executivo e do Legislativo. Durante a programação de dois dias, foi possível acompanhar a atuação dos Deputados Federais, inclusive com acesso a relatórios, que votaram alinhados com os pleitos de um Brasil mais competitivo, de uma indústria forte e que gere mais empregos e impostos. Também aconteceram visitas a ministérios, com foco nos temas de infraestrutura e indústria 4.0. Também compareceu a essa ação da CNI o vice-presidente regional da CIERGS e Delegado do Sinplast na FIERGS, Flávio Hass.

Energiplast 2018 será em 11 de setembro. Garanta sua vaga!

Já garantiu a sua vaga para a edição 2018 do Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos? Então corra. Será no dia 11 de setembro, na FIERGS, e abordará a “Economia circular do plástico: reciclando conceitos, criando atitudes”, trazendo à tona a relação humana com o consumismo e a sustentabilidade do planeta.

Entre os palestrantes da edição, teremos nomes de empresas como JBS Ambiental, Braskem, Unilever, Linder Recyclingtech (Áustria), Exxon Mobil e da Tomra Sorting Solutions (Alemanha). As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas pelo site https://energiplast.wordpress.com/inscricao.

Simplás celebra 29 anos de atividade com olhar em educação e sustentabilidade

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) comemorou, na última segunda-feira (27), em reunião-almoço da CIC de Caxias do Sul seus 29 anos de fundação. Na ocasião, o presidente da entidade Jaime Lorandi ministrou a palestra Educação para a sustentabilidade, quando o público teve a chance de conhecer e se engajar no atual momento vivido pelo Sindicato de tirar a discussão ambiental do terreno das ideias e levar para a prática por meio da implementação do projeto Plástico do Bem na CIC de Caxias do Sul. Clique aqui e acesse o conteúdo da palestra. O Sinplast parabeniza o Sindicato coirmão pela passagem de seu aniversário e pelo trabalho que vem desenvolvendo em prol da indústria do plástico.

Confira a agenda de cursos da Fundação Dom Cabral em Porto Alegre

Após a realização do Seminário “Orientação para Mercado e Clientes”, iniciativa do PicPlast, por meio de parceria da Fundação Dom Cabral e Braskem, a instituição preparou um calendário de novos cursos para Porto Alegre. Clique aqui e confira as oportunidades.