Blog

3ª GERAÇÃO #576

3º Congresso Brasileiro do Plástico reúne mais de 480 participantes em um dia de debates sobre temas emergentes do setor

publico

Auditório lotado, temas emergentes na pauta. Um setor responsável pela sustentabilidade. Um Congresso preocupado em unificar a linguagem da indústria do plástico. Uma indústria unida em busca de soluções viáveis em prol da economia circular. Assim pode ser resumido o 3º Congresso Brasileiro do Plástico, evento bianual promovido pelo Instituto SustenPlást e pelos três sindicatos gaúchos do setor: Sinplast, Simplás e Simplavi, realizado nesta terça-feira (16), em Porto Alegre, e presidido pelo industrial Alfredo Schmitt.

Com o tema “O plástico na vida moderna”, o encontro reuniu especialistas do Brasil e do exterior para abordar assuntos como ciclo consciente do plástico reciclável, plásticos nos mares, megatendências de embalagens plásticas e grafeno a um público de 486 participantes. “O plástico é uma das maiores invenções do ser humano”, disse o presidente do Sinplast Edilson Deitos na abertura do Congresso na noite de segunda-feira (15). Já o presidente do Simplavi, Ivânio Angelo Arioli, destacou a importância do encontro para a discussão sobre os usos dos plásticos no mundo. “Precisamos falar mais sobre o plástico como matéria-prima, pois é usado para praticamente todas as finalidades e pode ser reciclado várias vezes. É um dos materiais mais estudados e possibilita solução para problemas de todos os tamanhos”, pontuou.

Na primeira palestra da programação, o presidente do Simplás, Jaime Lorandi, falou sobre o plástico como solução e não um problema. “Assim como uma faca não mata sozinha, é resultado da ação de pessoas, também o plástico não polui sozinho. Quem gera poluição é o ser humano”, frisou. Lorandi alertou ainda que as campanhas contra o uso de plástico não levam em conta os custos financeiros da substituição do material no dia a dia da população e as consequências ao buscar a erradicação do uso de plásticos.

Na sequência da programação, temas como plástico reciclável, economia circular, resíduos nos mares, exportação e grafeno integraram os debates. O presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz Coelho, destacou sobre as oportunidades de exportação do plástico embarcado em diversas cadeias produtivas. “O plástico é componente importante na cadeia produtiva de transformados de produtos alimentícios e esses poderiam ter presença ampliada na pauta de exportação brasileira, agregando valor às exportações”, exemplificou. Durante a cerimônia de abertura, o Sinplast realizou uma homenagem ao presidente da Abiplast pelo exemplar trabalho nacional à frente do setor (foto abaixo).

homenagem1

 

Inscrições abertas para Encontro com Contadores sobre o e-Social

No dia 24 de outubro, na FIERGS, acontece o Encontro com Contadores: Desmistificando o e-Social. O Sinplast é um dos realizadores do evento, que inicia às 14h, com entrada franca. As inscrições são antecipadas e devem ser feitas no link https://bit.ly/2Af11xq. Clique aqui e acesse a programação completa.