Blog

3ª geração #577

Comitiva de industriais do setor visita Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo para reunião sobre PL de canudos plásticos

câmara NH

Na última segunda-feira (22), uma comitiva de industriais do setor, acompanhados do presidente eleito do Sinplast Gerson Hass, esteve na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo para uma reunião sobre o projeto de lei 87/2018. O PL torna obrigatório estabelecimentos comerciais autorizados pela Prefeitura a usarem e forneceram canudos de papel biodegradável ou reciclável individual. O grupo conversou com o vereador, autor do PL, com a intenção de esclarecer as informações equivocadas acerca dos canudos plásticos e disponibilizar materiais explicativos sobre o tema com o objetivo de retirar o projeto da pauta de votação.

Grafeno: a descoberta que vai revolucionar a produção de novos materiais

Grafeno e a indústria de plásticos do futuro foi um dos destaques do 3° Congresso Brasileiro do Plástico, que ocorreu na última semana, em Porto Alegre. O conteúdo foi apresentado pelo doutor em engenharia de polímeros, Ricardo Andrade. “Por que o grafeno é tão importante? É um material de baixa densidade, transparente e muito forte, flexível. É o melhor condutor de eletricidade que se conhece, possui a maior condutividade térmica e é um milhão de vezes mais fino que o cabelo humano”, explicou Andrade.

O engenheiro mostrou cases de materiais multinacionais que já utilizam o grafeno, como a Samsung. No Brasil, ele destacou o MackGraphe – Centro de Pesquisas Avançadas em grafeno, nanomateriais e nanotecnologias, pertencente a Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde trabalha como pesquisador e professor assistente. “O Brasil tem a segunda maior reserva de grafite do planeta e ainda não tem indústrias que utilizem o grafeno”, ressaltou. O 3° Congresso Brasileiro do Plástico é um evento bianual promovido pelo Instituto SustenPlást e pelos três sindicatos gaúchos do setor: Sinplast, Simplás e Simplavi. Saiba mais no site www.congressodoplastico.com.br.

 

11ª Semana do Plástico acontece no Espírito Santo até sábado

Segue até sábado (27), no Espírito Santo, mais uma edição da Semana do Plástico. O evento, promovido pelo Sindiplast-ES, acontece na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e em unidades do Sesi-ES e Senai-ES com palestras, workshops, Interface Setorial e Dia de Lazer e Cultura. O presidente do Sindiplast-ES, Gilmar Regio, ressalta a importância do evento para aprimorar as práticas de gestão nas empresas e desenvolver, ainda mais, o setor de Transformados Plásticos. Segundo ele, a programação foi pensada, entre outros fatores, para discutir ideias que possam levar a redução de custos e melhorias de produção das indústrias do setor no Estado. Essa é a 11ª edição do evento. Clique aqui e saiba mais.

 

Tampinha Legal será apresentado no IV Fórum Regional da Indústria do Plástico em Maceió

No dia 8 de novembro, Simara Souza, coordenadora do Tampinha Legal, apresentará o projeto no IV Fórum Regional da Indústria do Plástico, em Maceió-Alagoas. O evento acontecerá na Casa da Indústria Napoleão Barbosa e está com inscrições abertas (clique aqui). Além do Tampinha Legal, Paulo Teixeira falará sobre economia circular e Jaime Lorandi, presidente do Simplás, ministrará a palestra A Solução do Plástico.