Blog

3ª GERAÇÃO #582

Programa do SENAI oportuniza redução de custos com energia elétrica nas indústrias do setor plástico

O SENAI, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, está participando do programa do governo federal coordenado pelo MDIC, com propósito de melhorar a eficiência energética, proporcionando a redução dos desperdícios das indústrias.

A participação das empresas está limitada de acordo com alguns CNAEs: transformação de plásticos, têxtil, cosméticos, metal mecânico, alimentos e bebidas e cerâmica vermelha. O programa tem subsídio de 80% custeado pelo MDIC e o SENAI está oferecendo oito vagas para empresas do setor, com garantia de redução mínima de 10% no consumo. Clique no link e acesse o programa completo. Antes da inscrição, é recomendável contatar o SENAI, para que realize uma visita (sem custo) com objetivo de analisar o potencial da indústria para participar do programa.

 

América Tampas e Sulpel criam hub em Venâncio Aires para extensão do Programa Tampinha Legal

foto venâncio 2.1

Na última semana, aconteceu o lançamento do “hub” Venâncio Aires do Programa Tampinha Legal. A partir de agora, as tampinhas coletadas na região serão encaminhadas para um container especialmente preparado e adesivado pela Sulpel e América Tampas. O modelo de negócio criado em conjunto pela América Tampas, Sulpel e Tampinha Legal é um marco importante no desenvolvimento do Programa por todo o Brasil. Segundo Gustavo Alvarez, presidente da América Tampas, outros grandes fabricantes de tampas do país também já sinalizaram positivamente em relação ao Programa.

A cerimônia de extensão do Programa Tampinha Legal através do “hub” Venâncio Aires contou com a participação de cerca de 40 pessoas, inclusive do prefeito da cidade Giovane Wickert, diversos secretários municipais, dirigentes e profissionais da América Tampas e Sulpel, além de entidades assistenciais da região. O evento foi transmitido pelo canal do Tampinha Legal no YouTube. Clique aqui e acesse reportagem veiculada na imprensa local.

fotoven1

 

Complementação Diretiva do Sinplast

Por este link (clique aqui), informamos os dirigentes do Sinplast nomeados e empossados no dia 13 de novembro, complementando a Gestão 2018-2021.

 

Inscrições abertas para evento sobre Bloco K 2019

No dia 13 de dezembro, das 13h30 às 18h, na FIERGS, acontece o evento Bloco K 2019 – Implementação da Escrituração Completa do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque integrante da Escrituração Fiscal Digital (EFD). O evento visa detalhar a escrituração dos registros do Bloco K, apontando os procedimentos críticos que devem ser revisados, como cadastro, estoque, insumos, industrialização em terceiros e revisão da ficha técnica. As inscrições estão abertas. Clique aqui para mais informações e inscrições.

 

Comunicado Técnico 1: Estado publica Programa de Regularização de débitos fiscais de ICMS

O Estado do Rio Grande do Sul publicou, no dia 22 de novembro, o Decreto nº 54.346, que institui o programa REFAZ 2018, com o objetivo de regularizar os débitos fiscais decorrentes do ICMS perante a Receita Estadual. O programa tem fundamento no Convênio ICMS 116/2018, que autoriza o Estado do Rio Grande a instituir programa com condições especiais de parcelamento de débitos tributários de ICMS. Clique aqui e acesse Comunicado da FIERGS sobre o assunto.

Comunicado Técnico 2: Antecipação de parte da cobrança do ICMS de dezembro

No dia 27 de novembro, foi publicado no Diário Oficial do Estado, o Decreto nº 54.348, que altera o art. 38 do Livro I do RICMS, para antecipar a apuração e o prazo de pagamento do ICMS para contribuintes da indústria e comércio enquadrados no CGC/TE na categoria geral. Acesse no link o Comunicado Técnico da FIERGS sobre a pauta.

 

Comunicado Técnico 3: Oficinas Finais do Zoneamento Ecológico Econômico – ZEE em dezembro

O Sinplast disponibiliza às indústrias do setor Comunicado Técnico (cliqueaqui) com informações sobre as Oficinas Finais do Zoneamento Ecológico Econômico – ZEE, em nove Regiões do Estado, que serão realizadas no mês de dezembro de 2018.