Blog

3ª GERAÇÃO #583

Um 2019 de ações práticas e resultados

Por Gerson Haas, presidente do Sinplast

Seria de enorme valia para o meio ambiente se o comércio de alimentos, tipo fast food, e as residências fossem exigidos e fiscalizados por lei a realizar a separação dos resíduos sólidos e orgânicos. Exemplifico: o plástico não tem pernas, asas ou nadadeiras. Então, por si só, esses produtos não vão parar em riachos, rios ou oceanos, certo? Portanto, é necessário investir em consciência ambiental e implantar de fato uma coleta seletiva normatizada.

Como sociedade organizada, temos a obrigação de mudar o conceito de economia linear – ou seja, de utilizar e descartar – para o de economia circular – reutilizar e reaproveitar. Nessa linha, vemos o plástico com um forte aliado: separado de outros resíduos, tem bom valor comercial para que novos produtos possam ser produzidos, fechando a economia circular. Além disso, um verdadeiro batalhão de pessoas sobrevive desse tipo de resíduo, como é o caso da cooperativa de catadores de Novo Hamburgo, com três unidades de triagem nos bairros Roselândia, Liberdade e Rio Branco, sustentando em torno de 110 famílias, o que é motivo de orgulho para o nosso município.

É preciso investir também em educação ambiental nas escolas para que novas gerações já se desenvolvam dentro desse novo conceito e valorizem a preservação ambiental e a sustentabilidade do planeta. De parte das autoridades, devemos exigir normativas e fiscalização em torno do reaproveitamento dos resíduos plásticos sob pena de multa por descumprimento. Se cada um fizer a sua parte, poderemos comemorar, em um futuro próximo, a melhoria na conservação do planeta que habitamos, por ora o único habitável. Que em 2019 esses conceitos se tornem ações práticas e de resultados!

 

Sinplast apresenta suas boas práticas em evento na FIERGS e é premiado pela CNI

O Sinplast, a convite da FIERGS, apresentou, nesta quarta-feira (5), o case de boas práticas da entidade durante o 4ª Benchmarking Sindical (foto abaixo). O conteúdo foi exposto pelo presidente do Sindicato, Gerson Haas, e pelo secretário executivo Gilberto Mosmann. Na oportunidade, a CNI – Confederação Nacional da Indústria premiou o Sinplast pelo trabalho que vem sendo desenvolvido (foto acima). Entre as iniciativas apresentadas, esteve a descentralização do Sinplast em Comitês Temáticos, a criação do Instituto Sustenplást e, por meio dele, a realização do Congresso Brasileiro do Plástico e do Programa Tampinha Legal. Participou também do evento o Simplás, de Caxias do Sul.

 

Programa Tampinha Legal é premiado neste final de ano

A última semana foi de reconhecimento ao trabalho realizado pelo Programa Tampinha Legal. A Adirplast (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins) parabenizou a iniciativa por seus benefícios a toda cadeia do plástico. No 35º Encontro Nacional do Plástico, em São Paulo, a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) prestou homenagem ao Tampinha Legal, destacando o caráter incentivador e motivador do Programa.  No Top de Marketing ADVB/RS 2018, o Instituto SustenPlást foi finalista, sendo reconhecido com o Prêmio Top Desenvolvimento Social ADVB/RS 2018.

 

Tampinha Legal lança Desafio da Árvore de Natal Sustentável

O Desafio Fotográfico da Árvore de Natal do Tampinha Legal voltou em 2018 e irá premiar a entidade assistencial vencedora com uma festa de final de ano. Para participar, basta fotografar sua árvore de Natal feita com tampinhas e cadastrá-la no site (clique aqui). A entidade que tiver a árvore mais votada ganhará um kit com bolo, refrigerantes e salgados para a sua confraternização. Participe votando na sua árvore preferida. Mais informações no site do Tampinha Legal.

 

Ainda dá tempo de se inscrever no evento sobre Bloco K 2019

No dia 13 de dezembro, das 13h30 às 18h, na FIERGS, acontece o evento Bloco K 2019 – Implementação da Escrituração Completa do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque integrante da Escrituração Fiscal Digital (EFD). O evento visa detalhar a escrituração dos registros do Bloco K, apontando os procedimentos críticos que devem ser revisados, como cadastro, estoque, insumos, industrialização em terceiros e revisão da ficha técnica. As inscrições estão abertas. Clique aqui para mais informações e inscrições.