Blog

3ª geração #586 – De cara nova

3ª Geração de cara nova

Novo ano, novos ares. É com esse sentimento que o Sinplast decidiu transformar o 3ª Geração para 2019. Com novo layout e diferentes conteúdos, o informativo traz uma grande novidade: a vitrine do associado. Neste novo espaço, nossas empresas associadas poderão divulgar seus produtos, projetos e novidades, promovendo maior visibilidade para o negócio e troca de experiências no setor. Basta enviar sua sugestão para o e-mail sinplast@sinplast.org.br que iremos analisar seu conteúdo.

Para contribuir ainda mais, o novo 3ª Geração aborda com maior destaque assuntos de gestão e de mercado, além de temas técnicos, tributários e trabalhistas que contribuirão com a gestão das indústrias. Também passaremos a disponibilizar a edição semanal da análise de mercado das principais matérias-primas do plástico, bem como uma agenda de eventos do setor no Brasil e no mundo para que o associado fique por dentro de todas as ações do Sindicato.

Fique atento aos envios semanais do Informativo! Contribua! Boa leitura!

Abiplast favorável a diminuição de tarifas de importação de insumos

Com o objetivo de levantar possíveis medidas para o desenvolvimento econômico nacional, o jornal O Globo publicou na segunda-feira (07/01) opiniões de entidades representativas do setor produtivo. Dentre as entrevistadas, está a ABIPLAST, que apontou as altas taxas de importação de matérias-primas como grande obstáculo para o aumento da competitividade do produto brasileiro.

A posição do presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz Coelho, consta na última, mas não menos importante, coluna de opiniões da matéria. Ele afirma que “o Brasil deveria taxar menos os insumos e mais os produtos de maior valor agregado, de modo a ampliar a competitividade da indústria nacional”.

Confira a matéria do Globo na íntegra.

Comunicado Técnico – Bloco K: Rio Grande do Sul dispensa o registro 0210

De acordo com publicação do Diário Oficial do Estado, em dezembro de 2018, a Instrução Normativa DRP 45/98 foi alterada com a Instrução Normativa RE no 058/18, que dispensa o Registro 0210 do Bloco K, referente ao Consumo Específico Padronizado. A decisão teve como causa críticas relacionadas à abertura da composição do produto e a possibilidade de quebra do sigilo industrial.

A FIERGS acompanha atentamente o movimento dos Estados de dispensarem a exigência do Registro 0210 e esteve em contato com a Secretaria da Fazenda do Estado para auxiliar empresas que buscavam o posicionamento do Estado. A alteração produz efeitos desde a data de sua publicação.

Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.

SENAI procura parceiras para desenvolvimento tecnológico nas indústrias

O SENAI, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), promove chamada às indústrias para a construção de ambientes de testes de soluções tecnológicas (testbeds) em Internet das Coisas (IoT). Empresas com interesse em explorar comercialmente as soluções tecnológicas testadas podem participar da chamada enviando um Plano de Inovação.

Interessados devem atentar para o prazo de envio das apresentações dos Planos, que encerra no dia 31/01.

Mais informações sobre a chamada, suas áreas temáticas e o Plano de Inovação, você encontra aqui.

Cenário industrial do RS é positivo para 2019

Publicado em dezembro pela CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) trouxe boas expectativas para 2019. Em novembro, a análise demonstrou resultado recorde, com um aumento de 10,6 pontos. A pontuação se manteve estável no último mês de 2018, com 65,5 pontos, o que aumenta as expectativas do industrial gaúcho. Para o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, os resultados apontam para uma aceleração nas atividades industrias do Estado nos próximos seis meses. Com informações da FIERGS.

Economia brasileira deve expandir, prevê CNI

Na última sexta-feira (04-01), a CNI)publicou em seu portal de notícias algumas previsões para a economia brasileira neste ano. Baseadas no Informe Conjuntural – Economia Brasileira da CNI, as expectativas para 2019 são positivas para a indústria, o consumo e a geração de empregos. Reformas estruturantes, como a da previdência e tributária, serão essenciais para promover os avanços. Conforme alerta a CNI, as previsões irão depender do comprometimento do novo governo em aplicar as mudanças necessárias.Confira detalhes!Com informações da agência de notícias CNI.

Tampinha Legal leva mobilidade às praias com o plástico

Em sua 3ª edição, a Ação na Praia com Tampinha Legal mobilizou pais, filhos e entidades na beira da praia de Tramandaí, na última quinta-feira (03/01). O programa demonstrou que, com a reutilização de canos PVC, crianças com deficiências múltiplas podem aproveitar o mar com mais tranquilidade.

Foram disponibilizados, gratuitamente, protótipos de andadores que oferecem melhor mobilidade na areia por serem produzidos totalmente em material plástico. Para espalhar ainda mais a ideia, o Tampinha Legal realizou oficinas itinerantes com tutoriais de confecção dos andadores infantis de PVC durante a semana pelo litoral norte. A ação aconteceu nas casas do Sesc de Capão da Canoa, Atlântida, Torres, Atlântida Sul, Imbé, Cidreira e Pinhal.

Reunião com a Universidade Feevale estuda parceria

Na manhã desta terça-feira (08/01), o presidente do Sinplast, Gerson Haas, e o diretor do Sindicato Marcelo Sperb, estiveram reunidos com representantes da Universidade Feevale para discutir o destino de plásticos PETs em desuso no município de Novo Hamburgo. O objetivo foi articular a criação de uma unidade de reaproveitamento dos materiais. Segundo Haas, essa iniciativa beneficia a economia circular no município.