Blog

3ª Geração #592 – Certificado de Inovação

Certificado de Inovação na
indústria do plástico gaúcha

Nesta terça-feira (19-02), em São Leopoldo, 14 indústrias gaúchas do setor de transformação do plástico foram certificadas pelo Programa de Inovação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico. A iniciativa, que contou com o apoio dos três Sindicatos do setor no Estado – Sinplast, Simplás e Simplavi –  teve como objetivo melhorar a competitividade do setor.

“O mais importante deste programa é ele que gerou um ‘despertar’ em relação à inovação, ajudou a acelerar este processo. Com a metodologia que aprendemos aqui todos podem dar sequência e seguir com uma gestão inovadora em suas empresas”, diz o participante Paulo Maia. Já para Eduardo Kakuishi, a iniciativa foi um divisor de águas, proporcionou conexões e mostrou que o desconforto tem que partir de cada um. “Quem quer ser inovador não pode ser passivo”, conclui ele.

Desde julho de 2018, as empresas participantes – o que somou cerca de 100 pessoas –  passaram por um treinamento teórico e prático para implantação de sistema interno de gestão da inovação. Temas como avaliação de riscos, propriedade intelectual, visão estratégica, entre outros, foram discutidos em dez módulos da capacitação. “Foi uma iniciativa inovadora no Rio Grande do Sul e importante para o desenvolvimento da nossa indústria”, comenta o presidente do Sinplast, Gerson Haas, que participou do encerramento do evento parabenizando as empresas participantes e compartilhando as atividades e projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo Sinplast.

Segundo Simone Carvalho Levorato, assessora técnica da Abiplast e membro do GT do PICPlast, o engajamento das empresas gaúchas foi o diferencial do programa até agora. “Com certeza, os participantes terão resultados em suas empresas”, comenta. Já Renata Macedo Verne, da Braskem e também membro do GT do PICPlast, o envolvimento dos Sindicatos foi essencial para o sucesso do programa no RS. “São Sindicatos atuantes e foram fundamentais para viabilizar o programa no Estado”, ressalta.

O evento de encerramento e certificação aconteceu no Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo, apoiador do programa. O PICPlast é uma iniciativa da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e Braskem. Mais informações pelo site www.picplast.com.br.

Empresas participantes:

Akeo – Beplast – Mega – Zandei

Plastimarau – Sulforte – Soprasinos

Sulprint – Xalingo – D’Zainer – Herc

Marcopolo – Bigfer – Soprano

O presidente do Sinplast Gerson Hass participou do encerramento do Programa de Inovação do PICPlast nesta terça-feira (19). Na oportunidade, destacou a importância da iniciativa para as empresas gaúchas e falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito do Sinplast pela valorização do material plástico.

Inscrições abertas para o
1º Gestão em Debate 2019

Estão abertas as inscrições paraa a primeira edição 2019 do Gestão em Debate. Promovido pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), o evento acontece no dia 12 de março, às 12h, na FIERGS, com o tema “Cenários Econômicos 2019”, ministrado pelo economista Cristiano Machado da Costa. As inscrições são antecipadas (clique aqui) e as vagas são limitadas. Podem participar até dois representantes por empresa associada ao Sindicato.

Campanha de Vacinação 2019
do SESI inicia em 25 de fevereiro

A Campanha de Vacinação 2019 do SESI iniciará no dia 25 de fevereiro.  Caso a sua empresa tenha interesse em aderir, basta realizar o cadastro no site www.sesirs.org.br/campanhavacinacao, e preencher o formulário.

É importante salientar que as empresas que manifestarem o interesse e tiverem o termo de adesão o quanto antes aprovado, terão prioridade no agendamento do ato vacinal. O SESI está disponibilizando dois tipos de vacina, a trivalente e quadrivalente. Fica a critério da empresa a contratação das quantidades e tipos de vacina. Para aquelas que adquirirem a partir de 15 beneficiários (entre colaboradores e dependentes), a aplicação é realizada in company. Caso contrário, a vacinação é feita na unidade do SESI mais próxima.

Credenciamento aberto
para a Feiplastic 2019

A Feiplastic 2019 acontecerá de 22 a 26 de abril, no Expocenter Norte, em São Paulo. O evento atende de ponta a ponta as necessidades do mercado com a maior diversidade de expositores. O credenciamento está no ar (clique aqui). Saiba mais no site www.feiplastic.com.br.