Blog

3º Congresso Brasileiro do Plástico lotou auditório

Auditório lotado, temas emergentes na pauta. Um setor responsável pela sustentabilidade. Um Congresso preocupado em unificar a linguagem da indústria do plástico. Uma indústria unida em busca de soluções viáveis em prol da economia circular. Assim pode ser resumido o 3º Congresso Brasileiro do Plástico, evento bianual promovido pelo Instituto SustenPlást e pelos três sindicatos gaúchos do setor: Sinplast, Simplás e Simplavi, realizado nesta terça-feira (16), em Porto Alegre, e presidido pelo industrial Alfredo Schmitt.

Com o tema “O plástico na vida moderna”, o encontro reuniu especialistas do Brasil e do exterior para abordar assuntos como ciclo consciente do plástico reciclável, plásticos nos mares, megatendências de embalagens plásticas e grafeno a um público de 486 participantes. “O plástico é uma das maiores invenções do ser humano”, disse o presidente do Sinplast Edilson Deitos na abertura do Congresso na noite de segunda-feira (15). Já o presidente do Simplavi, Ivânio Angelo Arioli, destacou a importância do encontro para a discussão sobre os usos dos plásticos no mundo. “Precisamos falar mais sobre o plástico como matéria-prima, pois é usado para praticamente todas as finalidades e pode ser reciclado várias vezes. É um dos materiais mais estudados e possibilita solução para problemas de todos os tamanhos”, pontuou.

Na primeira palestra da programação, o presidente do Simplás, Jaime Lorandi, falou sobre o plástico como solução e não um problema. “Assim como uma faca não mata sozinha, é resultado da ação de pessoas, também o plástico não polui sozinho. Quem gera poluição é o ser humano”, frisou. Lorandi alertou ainda que as campanhas contra o uso de plástico não levam em conta os custos financeiros da substituição do material no dia a dia da população e as consequências ao buscar a erradicação do uso de plásticos.

Na sequência da programação, temas como plástico reciclável, economia circular, resíduos nos mares, exportação e grafeno integraram os debates. O presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz Coelho, destacou sobre as oportunidades de exportação do plástico embarcado em diversas cadeias produtivas. “O plástico é componente importante na cadeia produtiva de transformados de produtos alimentícios e esses poderiam ter presença ampliada na pauta de exportação brasileira, agregando valor às exportações”, exemplificou. Durante a cerimônia de abertura, o Sinplast realizou uma homenagem ao presidente da Abiplast pelo exemplar trabalho nacional à frente do setor (foto abaixo).

homenagem1