Blog

EDIÇÃO N° 508

Comitê de Reciclagem do Sinplast e Tampinha Legal participam do Seminário Cidade Bem Tratada

O Sinplast, por meio do Comitê de Reciclagem, e o Tampinha Legal, iniciativa do CBP – Congresso Brasileiro do Plástico, participarão com stand da 6ª edição do Seminário Cidade Bem Tratada, que ocorre nos dias 19 e 20 de junho, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. As inscrições gratuitas para o seminário já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento http://www.cidadebemtratada.com.br até o dia 18 de junho, conforme a capacidade de lotação do teatro.

O encontro tem o desafio de provocar uma ampla discussão sobre as dificuldades na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/10). Além disso, apresentará cases de projetos ambientais bem sucedidos da iniciativa pública e privada. Na ocasião, o Comitê Sinplast de Reciclagem fará o pré-lançamento da edição 2017 do Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos, que acontecerá no dia 26 de setembro, na FIERGS.

Sinplast e CBP apoiam V Semana da Engenharia da UniRitter


O Sinplast, por meio do Comitê de Reciclagem, e o Congresso Brasileiro do Plástico apoiaram, essa semana, atividades da programação da V Semana da Engenharia da UniRitter. Na segunda-feira, (12), o engenheiro Everton Van-Dal, da Braskem, ministrou a palestra “Utilização do plástico verde na Estação Orbital Internacional”. Além disso, nos dias 13 e 14 de junho, a engenheira e Assessora Técnica da ABIPLAST, Simone Carvalho, conduziu o curso Formação Ambiental em Segregação de Polímeros Plásticos, com a participação de estudantes de Engenharia Ambiental das instituições Ulbra, UFRGS, Unisinos, Unilasalle, UniRitter, IFRGS, Dom Bosco, Feevale, além de representantes da FIERGS e do DMLU. A proposta da formação foi criar uma rede de profissionais para atuarem como multiplicadores desta metodologia de segregação de polímeros plásticos em unidades de triagem de resíduos sólidos recicláveis domiciliares urbanos, conhecidas como Galpões de Reciclagem.

Capacitação As Oito Perdas na Indústria reúne empresas do setor em Novo Hamburgo


Recentemente realizou-se no SENAI em Novo Hamburgo a capacitação sobre As Oito Perdas na Indústria. O curso foi promovido pelo Comitê Sinplast de Assuntos Técnicos e pela Regional Vale do Sinos do Sindicato, reunindo 24 participantes de empresas do setor. A atividade abordou exemplos das oito perdas, suas causas, contramedidas, problemas secundários, além de dinâmicas e análise de cases.

Comunicado Técnico: Portarias da FEPAM

A FIERGS divulgou recentemente Comunicado Técnico trazendo duas novas importantes Portarias da FEPAM e o Decreto que promulgou o Acordo de Paris sobre a Mudança do Clima. Tratam-se da Portaria nº 29/2017, na qual a FEPAM publica Norma sobre Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndios; e da Portaria nº 30/2017, que traz regras melhores para Acreditação ou Reconhecimento dos laboratórios de análises ambientais. Clique aqui e acesse o conteúdo na íntegra.