Blog

Edição nº 422

Brasil ainda não conta com usinas em operação de reciclagem energética em escala comercial

Tecnologias já presentes em mais de 30 países e que poderiam contribuir com a restauração ambiental no País serão discutida no Energiplast 2015, nesta quinta-feira (24-09), na FIERGS.

A indústria de reciclagem, cases e novas tecnologias de transformação de lixo urbano em energia estarão na pauta da edição 2015 do Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos, promovido pelo Comitê Sinplast de Reciclagem. O evento, que já conta com mais de 300 inscritos, tem como tema “A energia do plástico para a vida sustentável” e reunirá especialistas nacionais e internacionais que apresentarão as últimas novidades e tendências deste setor.

Mesmo já usada em mais de 30 países, o Brasil ainda não conta com usinas em operação de reciclagem energética em escala comercial, tecnologia essa de suma importância e que serviria, inclusive, para o fim dos aterros sanitários. Segundo o coordenador do evento, Luiz Henrique Hartmann, o Energiplast, neste ano, estará inovando a temática, uma vez que além de tecnologias de aproveitamento do plástico para a geração de energia, estará mostrando tecnologias de separação de recicláveis presentes no RSU – Resíduo Sólido Urbano e apresentará uma novidade, que é a transformação do resíduo plástico em derivados de petróleo. “Além disso, apresentaremos tecnologias existentes para o melhor aproveitamento do plástico contido nos resíduos urbanos, que é o grande desafio do país neste momento para atender a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos”, destaca Hartmann.

PALESTRANTES – Entre os destaque desta edição do Energiplast, estão a Secretária Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini, e o cientista americano e fundador da PDO Technologies, Kevin DeWhitt. Ana Pellini abrirá o Fórum com a palestra “A importância das novas tecnologias para implantação da PNRS”, abordando a importância do tratamento de resíduos no reflexo da proteção ambiental. Já o americano Kevin DeWhitt, inventor de uma das mais modernas tecnologias que transforma plástico em combustível, ministrará a conferência “Resíduo Plástico em Derivados de Petróleo – Estratégias Vencedoras”. Para ele, a comercialização deste tipo de tecnologia levará à restauração ambiental, além de garantir a geração de empregos e a produção de energias limpas. A pauta de DeWhitt na capital gaúcha está atualmente, também, em destaque nos Estados Unidos. Tecnologia similar foi anunciada pela United Airlines, que pretende investir US$ 30 milhões no desenvolvimento e comercialização de conversão de resíduos sólidos urbanos em biocombustível sustentável de baixo custo para aviação. Mais informações podem ser obtidas no blog energiplast.wordpress.com.

Reunião-almoço com a CEF

No dia 6 de outubro, das 12h às 13h30, nas Salas D211/212 da FIERGS, o Sinplast realizará reunião-almoço aberta a empresas associadas (uma pessoa por empresa), grátis, ocasião em que o Superintendente Regional do Leste Gaúcho da Caixa Econômica Federal, Eduardo Junior Kisner, apresentará as linhas de financiamento dessa instituição, hoje tida como plenamente similar a um banco comercial. Ao final desse evento, será celebrado convênio entre o Sinplast e a CEF quanto ao atendimento a empresas vinculadas ao Sindicato. Interessados inscrevam-se prontamente, dado ao limite de lugares nas salas locadas, pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br

Centenas de crianças assistem esquete teatral do Sustenplást no Parque da Harmonia

Foram três dias de muita diversão e aprendizado no Parque da Harmonia, na capital. O Programa Sustenplást, do Sinplast, realizou, na última semana, o pré-lançamento da esquete teatral “Reciclito e a natureza: uma história divertida” em sessões voltadas para escolas no Piquete do Grupo Record. Nos dias 16, 17 e 18 de setembro, centenas de crianças conheceram a história do Reciclito e do amigo Rafael, brincaram, dançaram e aprenderam sobre separação do lixo e descarte correto do plástico.

Encenada pela equipe Cover & Kids, a peça traz o diálogo entre o menino Rafael e o seu robô de plástico Reciclito, construído a partir de peças plásticas reutilizadas. A atividade, voltada para crianças de 3 a 12 anos, visa ensinar, de forma divertida, acerca de separação do lixo e do descarte correto dos artefatos plásticos. A peça circulará também por escolas e eventos mediante agendamento prévio pelo e-mail sustenplast@sinplast.org.br. Foto: João Alves.

  • Clique aqui e confira a galeria de fotos da ação.
  • O pré-lançamento da esquete também foi destaque na imprensa. Clique aqui e veja reportagem veiculada pelo Jornal Correio do Povo.

 

Piquetes sustentáveis são premiados pelo projeto Harmonia Consciente

Os piquetes que se destacaram nos cuidados com os resíduos sólidos durante o Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, foram homenageados pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), em parceria com a Braskem e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da capital. Dos cerca de 370 participantes, venceram os piquetes Figueira do 35, Lendas do Sul, Tropeiros da Justiça e Vento Sul, todos de Porto Alegre, e João de Barro, de Dois Irmãos.

Cada um dos vencedores da distinção “Destaque em Cuidados com os Resíduos Sólidos” receberam um banco de plástico ecológico, doados pelo Sinplast, por meio do Programa Sustenplást.Os bancos, fabricados pela empresa associada Lange Termoplásticos, de Panambi, são elaborados com a utilização de 2.500 sacolas plásticas. Além dos bancos, os premiados receberam uma placa e certificado alusivos à conquista obtida no Harmonia Consciente.

Clique aqui e confira matéria completa.

Bicicletários gaúchos dão vida nova ao plástico

A Braskem e a Suzuki Recicladora, associada ao Sinplast, estão trabalhando, há cerca de um ano, em um projeto que visa construir e implantar bicicletários sustentáveis em centros de cultura e locais de lazer de municípios gaúchos. Os objetos são construídos a partir de um processo de transformação do plástico em tábuas, que imitam madeira, sem nenhuma árvore ser derrubada. A construção dos bicicletários objetiva mostrar a viabilidade da reciclagem do plástico, além de incentivar o uso de bicicletas.

Clique aqui e confira reportagem na íntegra.