Blog

EDIÇÃO Nº 438

Fórum de Davos publica relatório sobre plásticos nos oceanos

O Fórum Econômico Mundial e a Ellen MacArthur Foundation, em parceria com a McKinsey & Company e como parte do Projeto MainStream, publicou, nesse mês, em Davos, Suíça, o relatório “A Nova Economia de Plásticos: Repensando o Futuro dos Plásticos”. O documento tem a economia circular como tema central, mas também aborda a questão dos plásticos nos oceanos.

Se, por um lado, o relatório reconhece a importância dos plásticos para a vida moderna, “com propriedades imbatíveis”, em contrapartida, aponta a necessidade de que o setor se torne mais circular dentro dos conceitos deste tipo de economia. Diante da repercussão do documento junto à imprensa, a Plastivida emitiu um paper destacando o ponto de vista do setor:

“De forma geral, a entidade está de acordo com o relatório, principalmente quando diz que “os setores público e privado e a sociedade civil precisam se mobilizar para aproveitar a oportunidade de uma nova economia circular de plásticos”, ou seja, a responsabilidade para que se estabeleçam as boas práticas de uso e descarte desses produtos é da sociedade como um todo.”

Dessa forma, Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, ressaltou que o que deve ser modificado não são as matérias-primas ou produtos, mas o comportamento da sociedade em relação a eles. E inclusive salientou em comunicado especial ao Sinplast: “Esse relatório nos dá a certeza de que o Programa Sustenplást está no rumo certo. EDUCAÇÃO e INFORMAÇÃO é o caminho”, disse o dirigente. Com informações da Plastivida.

• Clique aqui e confira o conteúdo do paper na íntegra.

Sábado é dia de ação do Sustenplást em Tramandaí

Neste sábado, 30 de janeiro, o Programa Sustenplást RS, do Sinplast, estará em Tramandaí para mais uma ação educativa de verão. Na ocasião, apresentará a esquete teatral “Reciclito e a Natureza: Uma história divertida”, encenada pela equipe Cover & Kids. Haverá ainda recreação, ação de fotos instantâneas e distribuição de brindes. A ação tem entrada gratuita e acontecerá das 11h às 12h e das 16h às 19h junto à Casa do Grupo Record RS, na Praça Central em frente à beira mar em Tramandaí. Participe!

Prazo para recolhimento da Contribuição Sindical de 2016 termina sexta-feira

Encerra-se nesta sexta-feira, 29 de janeiro, o prazo para recolhimento da Contribuição Sindical do exercício de 2016 do Sinplast. Para facilitar a emissão do boleto, está disponível no Portal do Sindicato o link direto para o Sindweb, que possibilitará a emissão do boleto já com os dados do contribuinte. Clique aqui e acesse o sistema.

Câmbio atenua baixa para preço das resinas no mercado brasileiro

Com a queda acentuada da cotação do barril do petróleo neste início de ano, os preços das resinas termoplásticas começaram a ceder nas últimas semanas e já têm sido comercializadas com descontos de 15% a 20% no mercado internacional. A expectativa entre os consumidores é que essa redução chegue à indústria brasileira nas próximas semanas, ainda que atenuada pelos efeitos do câmbio, segundo as projeções da Maxiquim. Fonte: Jornal O Valor