Blog

EDIÇÃO Nº 441

Aumento do câmbio neutraliza a queda dos preços das resinas no Brasil

A queda acentuada na cotação do barril de petróleo no início do ano, quando as resinas termoplásticas passaram a ser comercializadas com descontos entre 15 e 20% no mercado internacional, gerou uma expectativa nos consumidores que essa redução chegasse à indústria brasileira. No entanto, essa baixa não deve se dar na mesma velocidade nem proporção no Brasil em virtude, principalmente, da volatilidade do câmbio.

O presidente Sinplast Edilson Deitos explica que as resinas são produtos que possuem referências internacionais de preços e são apenas uma parte da produção do plástico. “A possível queda no valor do produto não deve ser repassada à indústria do plástico, pois ele faz parte de uma das diferentes etapas e fatores da produção. A energia elétrica continua cara e ainda há uma pressão pelo aumento de impostos e ajuste fiscal. A probabilidade de que a redução dos preços da resina seja repassada ao consumidor final é muito pequena”, avalia. Além disso, o País pode ter o segundo ano consecutivo de declive no consumo do material, que gira, atualmente, em torno de cinco milhões de toneladas.

Sinplast Informa passa a ser eletrônico e mensal em 2016

emkt
A partir de 2016, o Sinplast Informa, informativo até então impresso do Sindicato e voltado exclusivamente para associados, passa a ser veiculado somente no formato eletrônico e terá periodicidade mensal. Nesta primeira edição de fevereiro, traz uma matéria completa sobre indicadores setoriais e dicas de como iniciar o monitoramento de dados nas empresas, assim como, uma entrevista com o presidente da ABIPLAST José Ricardo Roriz Coelho sobre o cenário atual da indústria de transformação do plástico. Além disso, três dos sete novos Comitês Temáticos do Sinplast são apresentados na edição. Para sugestões e informações, entre em contato pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br. Contribua, participe. Esse material é uma canal de troca de informações da indústria do plástico no RS.

FIERGS divulga Comunicado Técnico sobre a obrigação e-financeira

A FIERGS, por meio da Gerência Técnica e de Suporte aos Conselhos Temáticos – GETEC e do Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros – CONTEC disponibilizou Comunicado Técnico, que trata da Instrução Normativa RFB nº 1.571/2015, referente à exigência da obrigação acessória e-financeira, sob responsabilidade das empresas do setor de consórcios, seguros, financeiro e entidades de previdência complementar, para fornecimento de dados financeiros de seus clientes. Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Inscrições abertas para palestra sobre RH Estratégico

No dia 24 de fevereiro, às 19h, acontecerá a palestra de apresentação do curso “RH um setor estratégico”, ministrada pelo consultor Abrao Wainstein e pela gerente geral/RH da Plásticos Harpa, associada ao Sinplast, Karina Zafalão. O curso tem como público alvo profissionais com atuação em Recursos Humanos e visa capacitar e instrumentalizar os participantes na implantação do RH estratégico.

A palestra acontecerá na Rua Beirute, 230, bairro Navegantes, Porto Alegre, e a inscrição será 1kg de alimento não-perecível. Informações pelo e-mail wz.treinamento@gmail.com. A Plásticos Harpa implantou o RH estratégico em 2015 na empresa e o sucesso da ação motivou a realização da palestra e do curso para incentivar outros empresários a desenvolverem seu setor de RH.

Saiba mais sobre as células orgânicas solares

O Portal EcoD traz uma matéria sobre as células orgânicas solares, compostas por eletrodos impressos em polímeros, que necessitam 20 vezes menos energia que os painéis solares fotovoltaicos em seu processo de fabricação, contribuindo com o meio ambiente. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.