Blog

EDIÇÃO Nº 460

Empresas filiadas ao Sinplast recebem incentivo do Fundopem

fundopem

O governador José Ivo Sartori assinou em solenidade (foto) no Palácio Piratini, no dia 23 de junho, decreto de concessão de incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem) para 11 empreendimentos, entre eles, duas empresas filiadas ao Sinplast: a Erplasti, de Montenegro, e a Zandei, de Guaporé. Ao todo, os projetos beneficiados vão gerar investimento de R$ 116,1 milhões e 440 novos postos de trabalho. O Fundopem é um instrumento de parceria entre o Estado e a iniciativa privada para estimular o desenvolvimento socioeconômico e reduzir as desigualdades regionais. As empresas beneficiadas não recebem recursos do governo. Elas são apoiadas com o financiamento parcial do ICMS mensal gerado a mais a partir da entrada em operação do projeto que recebe o incentivo. O presidente da FIERGS, Heitor Muller, saudou o governo do Estado por manter o Fundopem nesta crise atual. “Onde há indústria, há desenvolvimento. E o Fundopem é uma ferramenta de interiorização, que leva empregos a todas as partes do Rio Grande do Sul”, falou.
Com informações do site do Palácio Piratini. Foto: Karine Viana – Palácio Piratini

Programa Sustenplást leva Turma dos R´s à Feira do Livro de Taquari

A Turma dos R´s do Sustenplást participa, na próxima segunda-feira, 4 de julho, em parceria com o Sesc Venâncio Aires, da Feira do Livro de Taquari. Será às 14h30 na Rua do Lazer, onde os visitantes poderão participar também de brincadeiras, maquiagem, escultura em balões, brinquedos infláveis e jogos. Na oportunidade, o Sustenplást levará sua esquete teatral “Reciclito e a Natureza: uma história divertida” e distribuirá seus kits educacionais ao público infantil presente.

A Feira do Livro de Taquari começa nesta quinta-feira (30) e vai até segunda-feira (4) com variadas atividades, como encontros com escritores, apresentação de teatro, contação de histórias, shows de bandas e entregas de premiações. O encerramento será com show de Daniel Torres e Banda e comemoração ao aniversário da cidade.

 

Será que estamos totalmente preparados para a crise?”, questiona palestrante do Gestão em Debate do CSIG

gestao-em-debate-junho-usina-de-noticias4

Nesta terça-feira (28), aconteceu mais uma edição do evento Gestão em Debate na FIERGS. Promovido pelo CSIG – Centro Sinplast de Inovação e Governança, o encontro reuniu empresas associadas para o bate-papo “A crise só está do lado de fora da empresa?”, conduzido pelo publicitário e especialista em planejamento de comunicação, conflitos, crises e relações institucionais, diretor da Vossa Estratégia e Comunicação, Gil Kurtz.

No início da apresentação, Kurtz resgatou as principais crises mundiais e locais e o DNA do momento atual, o que, na opinião dele, é mais do que político e econômico, inclui a confiança. De acordo com o palestrante, estamos conscientes da crise. “Mas será que estamos totalmente preparados?”, questionou ele, apresentando ainda uma pesquisa sobre o perfil do consumidor no cenário atual. Kurtz ainda elencou alguns dos possíveis erros cometidos pelas empresas em cenários sem crise, entre eles, o descuido das ferramentas de gestão, da marca, dos clientes, trabalhadores e fornecedores, além do relaxamento com pesquisa e inovação. A palestra foi gravada e será disponibilizada em breve no canal YouTube do Sinplast.

Personagem Reciclito agora tem página no Facebook

O Reciclito, o robô de plástico que faz parte da Turminha dos R´s, do Sustenplást, passou das revistinhas ao universo on-line e agora tem sua própria página no Facebook, onde compartilha dicas, jogos e brincadeiras mostrando que dá para cuidar do meio ambiente brincando. O personagem já está se comunicando com jovens e educadores sobre a sustentabilidade – em um post recente, por exemplo, tratou do descarte correto de resíduos em festas juninas. Curta e convide amigos e empresas para curtirem também, ampliando o número de seguidores. O objetivo é disseminar a informação correta sobre o papel do plástico na sociedade, mostrando que ele não é vilão. Clique aqui e acesse a página.

Inscrições abertas para mais uma edição do Diálogos Tributários do Sinplast

O Comitê Sinplast de Assuntos Legais e Tributários está com inscrições abertas para mais uma edição do evento Diálogos Tributários. O evento, que acontecerá no dia 12 de julho, na FIERGS (salas D3- 303), terá como tema “Reflexos tributários das ações reclamatórias trabalhistas”, a ser ministrado pela equipe do escritório Rafael Pandolfo Advogados. As inscrições são gratuitas para um representante por empresa associada ao Sinplast e devem ser feitas até o dia 11 de julho pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br. As vagas são limitadas.

Novo Hamburgo: Sinplast promove palestra sobre custos a indústrias do setor plástico

No dia 13 de julho, a Regional Vale do Sinos do Sinplast realiza, em Novo Hamburgo, reunião-almoço com a palestra “Custos na prática”, ministrada pelo professor e consultor especialista no tema Cesar Augusto Roth. O evento, voltado para empresas filiadas ao Sindicato, acontecerá no IBTEC, a partir das 12h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br. As vagas são limitadas.

CSIG e AGQ promovem curso Boas Práticas de Fabricação para a indústria de embalagem de alimentos

O Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), em parceria com a Associação Gaúcha da Qualidade (AGQ), promove no dia 22 de julho o curso “Boas práticas de fabricação para a indústria de embalagens de alimentos”. A atividade acontecerá em Sapucaia do Sul, na sede da AGQ junto a Faculdades Equipe (Av. Sapucaia,1376, sala 301), das 8h às 17h, e abordará temas como Benefícios da Implantação, Legislação Aplicável, Produtos Seguros, Ambientes Seguros e Documentos e Registros. São apenas 25 vagas para representantes de indústrias do setor plástico associadas e filiadas ao Sinplast. Para empresas associadas, a entrada é franca. já representantes de indústrias filiadas pagam R$ 100,00. Mais informações e inscrições pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br