Blog

EDIÇÃO Nº 489

Sustenplást leva esquete teatral às praias 

de Atlântida e Tramandaí nesta sexta-feira

robonews

O robô plástico Reciclito e seu amigo Rafael, do Programa Sustenplást, do Sinplast, vão ao litoral gaúcho nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, apresentar a esquete teatral “Reciclito e a Natureza, uma história divertida”. Será às 15h em Atlântida e às 17h em Tramandaí, junto às Casas de Verão do Sesc/RS, integrando a programação do Estação Verão Sesc/RS. A peça traz o diálogo entre o menino Rafael e o robô Reciclito, construído a partir de peças plásticas reutilizadas, e visa ensinar de forma divertida sobre a separação do lixo e o descarte correto do que pode ser reaproveitado. O espetáculo dura em torno de 1h e é destinado a crianças de 5 a 10 anos. A entrada é franca. 

Projeto Tampinha Legal também participa de ações no litoral norte no final de semana

O Projeto Tampinha Legal, iniciativa do Congresso Brasileiro do Plástico, se prepara para ações de educação ambiental no litoral gaúcho nesse final de semana e no Domingo de Carnaval através de parcerias com entidades também engajadas na causa. No sábado, 4 de fevereiro, às 9h30, acontece a limpeza da praia da Imbé, em uma parceria com o GreenPeace. Todas as tampinhas retiradas da areia serão doadas para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí, que trabalha para arrecadar recursos para a compra de um mamógrafo.

Já no domingo, 5 de fevereiro, o Tampinha Legal se une à ONG Ocean King’s na coleta de resíduos na beira das praias de Capão da Canoa e Xangri-lá, com o apoio da ONG Caminhadores. As tampinhas plásticas serão separadas e o valor de venda destinado à ONG MAX – Movimento Assistencial de Xangri-lá, que faz trabalho voluntário no bairro Figueirinha. A ação parte da Santinha, em Capão da Canoa, às 9h, e a limpeza será feita até o píer de Atlântida. Além do esclarecimento dos banhistas sobre descarte correto de materiais e praia limpa, serão entregues duzentas embalagens plásticas transformadas em coletores domésticos de tampinhas, para que os veranistas possam colaborar com o Projeto. Também serão fixadas pelo caminho placas com mensagens de conscientização ambiental feitas em oficina da Ocean King’s.

No dia 26 de fevereiro, Domingo de Carnaval, o Tampinha Legal participa do Evento de Verão / SnapShot ACNS, a partir das 11h no canto Norte de Capão Novo, ao lado do Quiosque do Alemão. Será uma ação de fotos que visa fomentar o surf e as ações ambientais na região. A limpeza da beira mar será promovida pelo Tampinha Legal, Ocean’s King e Projeto Pró-Mar. O Tampinha Legal conta com a parceria da empresa Zivalplast, que doou 15 mil sacolas para recolhimento das tampinhas no litoral. 

Andadores e coletores seguem nas Casas de Verão do Sesc/RS

Os andadores em PVC para crianças com deficiência e os coletores do Projeto do Tampinha Legal seguem em diversos pontos do litoral gaúcho junto às Casas de Verão do Sesc/RS. Para usar os andadores, é preciso agendamento prévio. As tampinhas plásticas de qualquer formato de embalagem podem ser entregues em Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Atlântida Sul, Torres, Cassino, Laranjal, São Lourenço do Sul, Imbé e Atlântida. O Tampinha Legal segue firmando parcerias para expandir seu trabalho. No último final de semana, coletores foram instalados no festival de música Pepsi Twist Land em Atlântida. Saiba mais em www.facebook.com/tampinhalegal.

Desempenho da atividade industrial gaúcha retrai 5,9% em 2016

As reações positivas em novembro e dezembro não foram suficientes para a indústria gaúcha reverter as perdas no decorrer de 2016. Conforme pesquisa da FIERGS, divulgada nesta segunda-feira (30), o Índice de Desempenho Industrial (IDI/RS) encerrou o ano com 5,9% de retração. “A atividade industrial recuou a patamares do ano 2000. O cenário segue desafiador mas, mesmo assim, as perspectivas para 2017 são mais positivas”, afirma o presidente da entidade, Heitor José Müller, destacando que serão necessários anos consecutivos de crescimento para a recuperação do setor.

Jornal do Comércio destaca migração de indústrias brasileiras para o Paraguai

O Jornal do Comércio do dia 30 de janeiro trouxe uma matéria especial sobre a mudança de indústrias brasileiras para o Paraguai em busca de melhores condições de produção, como energia mais barata, impostos reduzidos e menos encargos trabalhistas. Clique aqui e acesse conteúdo completo.