Blog

EDIÇÃO Nº 497

FIERGS entrega Agenda da Indústria Gaúcha às bancadas do Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa

A Agenda da Indústria Gaúcha, um documento de 26 páginas com a Pauta Mínima e Projetos Prioritários (clique aqui e acesse o conteúdo), elaborado pela FIERGS, foi entregue nesta segunda-feira (27) às Bancadas Federal e Estadual gaúchas. O presidente do Sinplast, Edilson Deitos, representou o Sindicato na ocasião. A Pauta Mínima e os Projetos Prioritários tratam de Legislação Trabalhista, Sistema Tributário, Regulamentação da Economia, Infraestrutura e Meio Ambiente. “A esperança é a última que morre de ver um país melhor e próspero”, comenta Deitos. A Pauta Mínima inclui quatro itens: Valorização das Negociações Coletivas, Regime de Recuperação Fiscal dos Estados, Reforma da Previdência e Regularização Tributária (Refis).

Para cada um desses pontos foram apresentadas as posições da FIERGS, mostrando as razões que fazem a indústria apoiar algum projeto sem deixar de destacar, também, suas ressalvas, com aspectos que a entidade acredita serem possíveis aprimorar. Além da Pauta Mínima, a FIERGS encaminhou ainda Projetos Prioritários da Indústria envolvendo Relações do Trabalho, Sistema Tributário, Regulamentação da Economia, Infraestrutura e Meio Ambiente. Com informações do site da FIERGS.

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, escreveu recentemente um artigo sobre Indústria 4.0, ambiente de negócios e legislação brasileira para o caderno Marcas de Quem Decide do Jornal do Comércio. Leia aqui.

Braskem apresenta novo laboratório de rotomoldagem

O Comitê de Rotomoldagem do Sinplast, liderado por Luiz Carlos Gonçalves, esteve nesta terça-feira (28/3) na Braskem para conhecer o Laboratório de Rotomoldagem recém instalado no Centro de Inovação e Tecnologia no Polo Petroquímico de Triunfo. A empresa agora tem uma estrutura própria para desenvolver produtos rotomoldados, como aplicações de armazenamento de água, no agronegócio, mobiliário, brinquedos, entre outros. O laboratório também estará à disposição dos clientes para a realização de desenvolvimentos em conjunto.

A nova estrutura é equipada por uma rotomoldadora capaz de produzir peças que fornecem a quantidade necessária de corpos de prova para realização do ensaio de impacto ARM em apenas 1 ciclo, tornando mais ágeis e precisos os processos de análises de especificações. A estrutura dispõe de um moinho para micronizar a resina e de dois equipamentos de controle de temperatura para detectar a temperatura ideal do forno. Um desses controladores poderá ser levado às unidades dos clientes para apoiar o aprimoramento de seus processos e desenvolvimento de seus produtos.

Inscrições abertas para o 1º Diálogos Trabalhistas 2017

Parâmetros para as negociações coletivas de 2017, decisões do STF (negociado sobre o legislado) e proteção da mulher grávida no ambiente de trabalho insalubre serão os temas abordados no 1º Diálogos Trabalhistas do Sinplast em 2017, evento promovido pelo Comitê de Relações do Trabalho do Sindicato na próxima terça-feira, 4 de abril. Será às 12h, nas salas D4 405 a 407 da FIERGS. As inscrições são gratuitas para até dois representantes por empresa associada e devem ser feitas até sexta-feira (31) pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br.

Setor plástico mobilizado em favor dos atingidos pela catástrofe em São Francisco de Paula

bancos 1
Manuel Gonzales, Simara Souza e Gilmar Ximenes da Luz

bancos 2
Voluntários da Sage Foundation embalam os donativos

O Sinplast, por meio do Programa Tampinha Legal, em parceria com a indústria associada FFS Filmes, se engajou em uma ação em favor dos atingidos pela catástrofe de São Francisco de Paula. Foram doados no dia 22 de março à Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FGBS) 10 mil sacos plásticos que embalaram edredons, cobertores, lençóis e travesseiros que vieram da Rio 2016. A fundação recebeu mais de uma tonelada em peças e vai enviar parte deste material à cidade serrana até o fim dessa semana. “O plástico garante que as doações cheguem em perfeito estado aos necessitados”, disse a coordenadora executiva do Tampinha Legal, Simara Souza. Ela, o assessor do Sinplast, Manuel Gonzales, e o diretor das FFS Filmes, Alfredo Schmitt, acompanharam a entrega dos material plástico ao gerente de operações da FGBS, Gilmar Ximenes da Luz, e a preparação dos pacotes por voluntários da Sage Foundation.

Cinquenta quilos de solidariedade na Arena do Grêmio

arena
Coleta mobilizou torcedores no jogo do último sábado

Outra ação do Programa Tampinha Legal na última semana foi a coleta de 50 quilos de tampas plásticas no acesso à Arena do Grêmio no sábado (25) na partida entre Grêmio e Juventude pela rodada do Gauchão. Todo o recurso obtido com a venda do material será destinado a entidades assistenciais cadastradas. O Tampinha Legal é uma iniciativa social e ambiental do CBP -Congresso Brasileiro do Plástico que agora ganha palco no esporte, tendo a Arena do Grêmio como primeiro estádio parceiro para ação em dia de jogo oficial. Mais informações no Facebook do Tampinha Legal ou pelo e-mail tampinhalegal@congressodoplastico.com.br.

Lançado Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços lançou no dia 23 de março o Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior. A nova plataforma simplifica os trâmites para as vendas externas dos produtos brasileiros com a eliminação de documentos e etapas e também reduz as exigências governamentais. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Comércio Exterior e pela Receita Federal, contou com o apoio de outros 20 órgãos de governo e também envolveu a participação do setor privado com a validação da plataforma de testes. Inicialmente, estão contempladas as exportações realizadas no modal de transporte aéreo por meio dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Galeão e Confins. Ao longo do ano, todos os demais aeroportos e também os modais marítimos, fluviais, rodoviário e ferroviário serão contemplados.

A expectativa é que o lançamento do Novo Processo de Exportações efetivamente concretize o início da eliminação do papel nas operações aeroportuárias e estejam alinhadas com os compromissos do Acordo de Facilitação do Comércio assumidos pelo Brasil. Clique aqui e veja as normativas que regulam as principais modificações.