Blog

EDIÇÃO Nº 499

Fiscalização do Ministério do Trabalho

Com a edição da Nota Técnica nº 55, o Ministério do Trabalho procurou esclarecer como deve ser aplicado pelos Auditores Fiscais do Trabalho o Procedimento Especial para ação fiscal em relação ao cumprimento da NR-12 pelas empresas, notadamente no que diz respeito à concessão de prazos para saneamento das infrações constatadas e à possibilidade de pactuação de planos de trabalho para o atendimento da referida NR, isso para as fiscalizações que já tiverem sido iniciadas após a edição da Instrução Normativa nº 129-MTE, que disciplina aquele Procedimento. O Procedimento Especial de ação fiscal restringe-se à verificação do cumprimento da NR-12 pelas empresas e permite a concessão de prazos adequados, a critério técnico, para que se façam adequações. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos junto à assessoria jurídica do Sinplast, na pessoa do Dr. Alfeu Muratt, pelo telefone 3212-8283 ou por mensagem eletrônica dirigida para muratt@faracoempresarial.com.br.

 Representantes do Sinplast participam de reunião com o CEO da Braskem durante a Feiplastic, em São Paulo

fei

O presidente do Sinplast, Edilson Deitos, participou na última semana, durante a Feiplastic – Feira Internacional do Plástico, em São Paulo, de uma reunião com o CEO da Braskem, Fernando Musa, diretores e gestores Edison Terra, Américo Bartilotti Neto, Cesar Dumont Rodrigues, Claudemir Correa e Walter Sganzerla.  Na oportunidade, foram apresentadas as ações conjuntas dos três sindicatos gaúchos do plástico e da Braskem com a ideia de replicá-las para outros estados e países onde a petroquímica possui plantas fabris. Acompanharam o presidente do Sinplast o presidente do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP) Alfredo Schimtt e Rudimar Rodeghero, 2º vice-presidente do Sindicato.

Os assuntos tratados foram o Grupo de Trabalho Plástico e Petroquímica, cuja prioridade para 2017 é aprofundar a parceria com os segmentos consumidores com foco no agronegócio do RS, consumidor intensivo de materiais plásticos, principalmente embalagens; o Congresso Brasileiro do Plástico; os Seminários Técnicos de Rotomoldagem (2016) e Injeção, que acontece dia 18 de abril; o Programa Sustenplást RS; o Programa Tampinha Legal e o Energiplast.

Participe do 1º Encontro de Transformação por Injeção na próxima terça-feira, 18 de abril

Capa-Blog inj

O Comitê Sinplast do Segmento de Injeção promove na próxima terça-feira, 18 de abril, no Salão de Convenções da FIERGS o 1º Encontro de Transformação por Injeção. Na programação, estão palestras da Braskem e de grandes empresas referência em maquinário, como Arburg (Tecnologia de injetoras para ciclo rápido) e Wittmann Battenfeld (A Indústria 4.0 e inovações na fabricação de peças injetadas). Outros temas abordados serão automação e inovação. As inscrições vão até esta quinta-feira (13) pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br e as vagas são limitadas. O evento é das 8h30 às 16h30. Confira a programação aqui.

QualificaSIS capacita sobre indicadores em 26 de abril

Capa-QualificaSIS

No dia 26 de abril, o Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) realiza, na FIERGS, a primeira edição do QualificaSIS, capacitação sobre o uso de indicadores de gestão. O curso, que acontecerá das 8h30 às 17h30, será ministrado por Albano Enrique Mayer, diretor da SIMBRASIL, e abordará a contribuição de cada indicador para a gestão das empresas, sua importância e como usar o referencial comparativo. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril pelo e-mail franciele@sinplast.org.br. A entrada é gratuita para representantes de indústrias de transformação do plástico associadas ao Sinplast. Veja mais informações.

Coordenador do Energiplast é convidado para palestrar em seminário na Câmara dos Deputados 

O coordenador do Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos, Luiz Henrique Hartmann, foi convidado pelo presidente da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado federal Carlos Gomes, para ser palestrante de seminário  alusivo ao Dia do Meio Ambiente, em 6 de junho, na Câmara dos Deputados. Em breve, mais informações.

Compartilhe as novidades da sua empresa através do Sinplast Informa

Em sua nova versão para 2017, o boletim eletrônico mensal do Sindicato – o Sinplast Informa – abriu um canal de divulgação das novidades das empresas associadas com a seção Espaço do Transformador. Compartilhe boas novas em gestão, processos, produtos, campanhas, entre outros temas. Podem ser enviadas informações por escrito ou mesmo vídeos institucionais para o e-mail sinplast@sinplast.org.br.

Uso sustentável do Carvão é tema de seminário na FIERGS em 18 de abril

A FIERGS, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Carvão realizam o seminário “As Novas Perspectivas para o uso sustentável do Carvão” no dia 18 de abril, das 14h às 17h, no Centro de Eventos FIERGS, no Espaço COMPET. Serão abordados os temas Gaseificação de Carvão e Estudo sobre a viabilidade da Carboquímica no Estado do RS com foco em Ureia, Amônia e Metanol. Confira a programação completa e faça sua inscrição no site.

SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros recebe inscrições para o curso Supervisor de Processos de Transformação de Plásticos por Injeção

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros oferece o curso Supervisor de Processos de Transformação de Plásticos por Injeção, entre 5 de maio e 15 de setembro, às sextas-feiras, das 8h às 17h. Na formação, se aprende a selecionar corretamente matérias primas, máquinas e moldes considerando as características da peça injetada e se conhece ferramentas que auxiliam no controle do processo, qualidade do produto e gestão de pessoas. É requisito Ensino Médio Incompleto, certificado de conclusão de curso na área de química, plásticos, materiais, e/ou experiência na área. O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros fica em São Leopoldo (Av. Presidente João Goulart, 682). Mais informações e inscrições pelo telefone (51) 3904-2700 ou e-mail cursos.cetepo@senairs.org.br.