Blog

EDIÇÃO Nº 524

Tampinha Legal completa um ano de atividades socioambientais e ganha força no País

O Tampinha Legal, ação socioambiental de caráter educacional, lançada pelo CBP – Congresso Brasileiro do Plástico, completa em outubro um ano de atividades. Os resultados obtidos desde o seu lançamento demonstram a importância do programa por meio da coleta de tampas plásticas em 150 cidades do Rio Grande do Sul, somando mais de 500 pontos de coleta. Além disso, o Tampinha Legal já ganha força em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Uma iniciativa que iniciou tímida há um ano, mas cresce rapidamente. De forma simples, um material nobre que poderia ser descartado incorretamente, se transforma em recursos financeiros. A natureza agradece e a indústria do plástico mostra o valor da economia circular”, ressalta o presidente do CBP, Alfredo Schmitt.
Em um ano já arrecadou quase 20 toneladas de tampinhas de plástico que se traduziram em cerca de R$ 40 mil às entidades assistenciais participantes. “O Tampinha Legal presta consultoria e assessoria às entidades assistenciais, proporcionando-lhes a melhor valorização de mercado para este material. Estas recebem 100% dos recursos obtidos com a venda das tampinhas diretamente da conta do reciclador para as suas contas, sem serem oneradas com taxas de inscrição, manutenção e/ou mensalidades”, destaca a coordenadora executiva do Tampinha Legal, Simara Souza, ressaltando que a iniciativa depende da parceria de empresas e instituições para promover campanhas e ações que enfatizem a importância do material plástico no dia a dia das pessoas e na atenção ao social.
O Tampinha Legal é uma realização do CBP, iniciativa dos três sindicatos do setor (Sinplast, Simplás e Simplavi), com apoio institucional do Instituto Plastivida e patrocínio da Braskem. Tem como empresas mantenedoras: Activas, America Tampas, FFS Films, Plasticor, Polo Filmes, Sol Nordeste, Xalingo e a mexicana Syrus. Dentre seus apoiadores estão a Fundação dos Bancos Sociais, Sesc, Senai, Gráfica Triângulo, Sohbanners, Transportadora Schneider e Rosso, Ambientuus, PR Jaeger Plásticos, EcoSystem, entre tantos outros apoiadores como Trensurb e Expointer.

Em parceria inédita no Brasil, Trensurb adere ao Tampinha Legal

Na foto acima, diretor-presidente da Trensurb, David Borille apoiando o Tampinha Legal. Abaixo, encontro reuniu metroviários e representantes das instituições assistenciais que coletarão as tampas nas estações

Uma parceria inédita no Brasil que já está arrancando aplausos. A Trensurb aderiu ao Tampinha Legal e colocará pontos de coleta em todas as suas 23 estações – 22 do metrô e a estação do aeromóvel junto ao Aeroporto Salgado Filho, sendo a primeira operadora de metrô do Brasil a se engajar no programa. “É uma campanha de mérito e temos o máximo interesse em apoiar, pois entendemos que ela tem fundo educativo e social”, ressaltou o diretor-presidente da Trensurb, David Borille, na última semana, em encontro que reuniu a coordenação do Tampinha Legal e os metroviários e representantes das entidades assistenciais que atuarão no recolhimento dos materiais. A parceria deve iniciar nas próximas semanas. Em cada estação, haverá um coletor que arrecadará o material a uma entidade assistencial cadastrada no Tampinha Legal. “Estaremos dando ainda mais visibilidade para o bem”, ressaltou a coordenadora do Tampinha Legal, Simara Souza, durante a apresentação do programa.

Coordenador do Comitê Sinplast de Rotomoldagem divulga ações brasileiras do setor em evento nos Estados Unidos

O coordenador do Comitê Sinplast para o Segmento de Rotomoldagem Luiz Carlos Gonçalves participou, na última semana, nos Estados Unidos, do Rotoplast, uma das maiores feiras da área, promovida pela Association of Rotational Molders (ARM). O evento apresentou as últimas novidades em resinas, pigmentos, máquinas, moldes e soluções voltadas ao processo de transformação por rotomoldagem.
Segundo Gonçalves, a feira foi muito positiva. “Aqui é o centro da rotomoldagem no mundo. Nossos objetivos foram alcançados”, disse ele, ressaltando ter divulgado a existência de um comitê específico do segmento no Brasil a fim de buscar parcerias. “Isso é muito promissor para o Sinplast”, concluiu.

Novo debate sobre Reforma Trabalhista será no dia 10 de outubro

Dando continuidade aos debates sobre as primeiras impressões acerca da Reforma Trabalhista, o Comitê Sinplast de Relações do Trabalho realiza, no dia 10 de outubro, às 12h, nas salas D2 211-212, na FIERGS, nova edição do evento “Diálogos Trabalhistas”. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br até o dia 6 de outubro. O evento tem entrada gratuita para até dois representantes por indústria associada ao Sindicato.

Inscrições abertas para o workshop METAmorfose – Prática de Inovação Disruptiva

O Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), em parceria com o IEL – Instituto Euvaldo Lodi, da FIERGS, promove no dia 19 de outubro o workshop “METAmorfose – Prática de Inovação Disruptiva”. A atividade, ministrada por Daniel Canello Pires e Jéssica Panho Pinheiro, abordará algumas das principais ferramentas do processo de Inovação Disruptiva como auxilio a empresas em busca de soluções inovadoras para produtos, serviços, modelos de negócio ou até mesmo práticas de gestão da organização.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail franciele@sinplast.org.br. A entrada é gratuita para representantes de indústrias associadas ao Sinplast. O workshop acontece das 8h às 17h, na sala D2/209, na FIERGS.

Parabéns à Xalingo pelos seus 70 anos

Uma das empresas mais tradicionais de Santa Cruz do Sul, a Xalingo, indústria associada ao Sinplast, completa 70 anos de trajetória. Para homenagear a data, o presidente do Sinplast Edilson Deitos fez a entrega de uma placa ao diretor da empresa Flávio Hass, que também integra o Sindicato. Parabéns!

Herc conquista distinção de melhor marca no segmento de torneiras plásticas

O Prêmio Anamaco há 26 anos vem reconhecendo a excelência das melhores marcas no segmento de materiais de construção. Na edição deste ano, a HERC, associada ao Sinplast, foi premiada mais uma vez como a melhor marca no segmento de torneiras plásticas, nas categorias “Pulverização” e “Grandes Clientes”. Parabéns pela conquista!