Blog

EDIÇÃO Nº 544

Prêmio Sinplast Attilio Bilibio 2018 será entregue ao governador do RS José Ivo Sartori

A diretoria do Sinplast, em reunião realizada nesta terça-feira (06/03), resolveu outorgar o Prêmio Sinplast Attilio Bilibio 2018, com o respectivo troféu, ao governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, em razão:

– do esforço na reorganização do Estado;

– da manutenção do regime de diferimento para operações intra-estaduais de transformados plásticos;

– da manutenção do regime de crédito presumido para recicláveis pós-consumo;

– da criação do GTPlast – Grupo de Trabalho da Cadeia Petroquímica e de Plásticos, unindo Governo do Estado e setor privado, em relação ao que já se colecionam várias ações exitosas.

O troféu será entregue em evento no Palácio Piratini em data a ser confirmada ainda no mês de março.

Inscreva-se! Últimas vagas para o Gestão em Debate 2018

Estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2018 do Gestão em Debate, evento já tradicional promovido pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG). Com o tema “Cenários Econômicos 2018”, o encontro terá como palestrante o economista e professor Doutor Cristiano Costa Machado, diretor de investimentos e finanças da Reference Negócios, que falará acerca das perspectivas sobre a economia brasileira e o setor de material plástico do Rio Grande do Sul para 2018.

O encontro acontece no dia 13 de março, às 12h, na FIERGS (salas 301 e 302), em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas para até dois representantes por empresa associada ao Sindicato e devem ser feitas de forma antecipada até o dia 12 de março pelo e-mail franciele@sinplast.org.br.

Vote na consulta pública sobre norma ABNT para tanques rotomoldados em polímeros

O projeto ABNT NBR 16684-3 Tanques de consumo aéreo para grupos geradores alimentados por diesel ou biodiesel – Parte 3 – Construção de tanques rotomoldados em polietileno está em consulta nacional. O coordenador do Comitê Sinplast de Rotomoldagem Luiz Gonçalves comemora a conquista, resultado de um trabalho intenso do Sinplast e da Abiplast para formatação desta norma. Segundo ele, o trabalho iniciou em 2015 a partir da necessidade de um cliente da área. “Trabalhamos então para inserir a terceira parte sobre tanques rotomoldados em uma norma que já estava praticamente concluída. Isso trará um grande benefício para o segmento de grupos geradores no Brasil (na Europa já se usa tanques rotomoldados em polímero)”, enfatiza Gonçalves, alertando que, possivelmente, sem essa demanda de 2015, os tanques rotomoldados para grupos geradores seriam extintos. Clique no link e participe da consulta pública.

Inscrições abertas para Seminário de Negociações Coletivas 2018

O Sistema FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho – CONTRAB e do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE, realiza, no dia 20 de março, o Seminário de Negociações Coletivas. O evento acontecerá das 13h às 17h15, no Centro de Eventos FIERGS – Salão de Convenções. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente no site (clique aqui). Mais informações pelos e-mails contrab@fiergs.org.br e consultas.sindicais@fiergs.org.br ou pelos telefones (51) 3347-8632 e (51) 3347-8724.

Está no ar edição de março do Informativo do Mercado de Energia

Já está no ar o relatório de março com Informações do Mercado de Energia produzido pela GV Energy, consultora do Sinplast. Clique na imagem e acesse o conteúdo na íntegra.

Novo Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras é tema de evento no dia 20 de março

O novo Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras (RLCP) e a Lei nº 13.303/2016 são temas de evento promovido na FIERGS, no dia 20 de março, das 9h às 18h. A capacitação abordará o novo Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras (RLCP) publicado em 15 de janeiro de 2018, elaborado sob a égide da Lei 13.303/2016; novidades e impactos do novo regime de contratação e procedimentos licitatórios da Petrobras e será ministrado pela advogada Julia Mota. Clique aqui para mais informações e inscrições.

FIERGS realiza Sessão de Crédito e Negócios no dia 27 de março

Sendo um dos objetivos do Núcleo de Acesso ao Crédito – NAC/RS orientar as indústrias no acesso as linhas de crédito e aproximá-las dos agentes financeiros, será realizado no dia 27 de março, às 13h, na FIERGS, a Sessão de Crédito e Negócios. O evento visa estimular futuros negócios e parcerias para Micro, Pequenas e Médias empresas. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Para efetuar sua inscrição, é necessário entrar em contato com as unidades do SEBRAE ou pelo telefone 0800 570 0800. Clique aqui para mais informações. Este mesmo evento também ocorrerá em outros municípios do Estado. Já estão confirmadas as cidades de Novo Hamburgo e Lajeado no dia 28 de março.

Artigo: A Geni do meio ambiente

Por Valney Aparecido, gerente comercial da indústria Plastifer, fabricante dos Canudos Bicão

“Os canudos plásticos estão sendo massacrados na mídia mundial como inimigos do meio ambiente, culpados pela poluição marinha e urbana. Os críticos têm razão ou, como reza aquele ditado, afobado come cru?”

Vejamos: é sabido pela população que o plástico tem um tempo prolongado de decomposição e absorção pelo meio ambiente, na média de 450 anos. Mas há um detalhe que não é divulgado: se o material for descartado corretamente, é possível a sua recuperação e reúso em outras aplicações. Ou seja, os canudos, tal como as embalagens em geral, recebem os efeitos da falta de conscientização da sociedade relativa ao descarte correto. Na verdade, portanto, o grande vilão é o homem que não acondiciona nem descarta lixo de maneira adequada. Até o filtro do cigarro, que tem seu tempo de decomposição estimado de cinco a 10 anos e é jogado com assiduidade nas ruas, torna-se um estorvo em dias de chuva para o ecossistema, ao ajudar a entupir os bueiros e, se levado pela corrente para o mar, pode causar asfixia ou contaminação do animal que o ingerir, devido à presença da nicotina em sua composição. Em suma, dá para elencar, nessa trilha dos canudos, uma infinidade de produtos que, por essa linha radical de raciocínio, constituiriam potenciais pesadelos para a natureza.

Só para exemplificar: a faca foi um dos primeiros utensílios produzidos pelo homem para garantir sua subsistência. Se ele a utiliza para matar alguém, quem é o criminoso: a faca ou quem faz mau uso dela?

Outra pergunta para os universitários: por que o descarte incorreto ultra praticado pela população nunca é mencionado nesses ataques ambientalistas aos canudos plásticos? A meu ver, o que se quer é, como diz a música, jogar pedra numa Geni ambiental. Por ser um produto pequeno e leve, o canudo pode sumir da vista quando jogado fora, mas quando juntam-se vários deles percebe-se então o volume do descarte impróprio. Não digo que a população seja porca ou mal educada; na realidade ela é, no plano geral, mal orientada. Se pequenos pontos de coleta de descarte fossem colocados nas praias, por exemplo, talvez aos poucos essa postura de desleixo seria trocada pela consciência de que a preservação da natureza é uma responsabilidade de todos. E isso pode ser ensinado dentro de casa, a partir da separação do lixo entre orgânico e reciclável e com campanhas educativas nas escolas e locais de trabalho.

Apesar de governos, entidades e grandes empresas procurarem há décadas despertar o povo com campanhas e ações a favor da reciclagem, permanecem altos os volumes de plástico pós-consumo descartado incorretamente. Eu julgo que esse esforço para sensibilizar a sociedade até hoje não deu resultados satisfatórios porque a consciência ecológica é relativamente nova no Brasil, onde faltam campanhas educativas e fiscalização para cumprir a lei, tanto dos órgão públicos como da população. Se todos fizessem sua parte, não haveria uma incidência inadmissível de lixo urbano ao deus dará em qualquer cidade do país. Vale o mesmo para outro hábito vergonhoso nosso: jogar lixo, garrafa, lata, saco e o que fôr pela janela do carro.

Retomando o fio do canudo plástico, eu sinceramente não vejo como substituí-lo, em função dessas críticas apressadas e sem fundamento. Muitas bebidas foram concebidas tendo em vista sua ingestão por canudos e, além do mais, ele tem a vantagem higiênica de inibir o contato bucal direto com o recipiente. Se passarmos para copos, pratos e canudos de papel, vale lembrar que todos eles são impermeabilizados com um material derivado de petróleo, o que impede sua reciclagem. Como este tipo de produto também será descartado de maneira errada pela população desinformada, a lamentável agressão à natureza vai continuar. Olhando de forma fria e consciente, ainda acho que o plástico é a melhor opção; falta apenas uma campanha instrutiva voltada ao público de massa demonstrando as virtudes do descarte correto.

Enquanto nada disso acontece, observo que, em cidades do mundo inteiro, pipocam leis de cunho ambiental proibindo o uso de sacolas plásticas no comércio e daí para vetar ao máximo o uso dos canudos periga ser um desdobramento lógico. Se essa onda pega, infelizmente não só a empresa que represento como muitas outras do segmento fecharão e lá se vão embora mais empregos. Mas o problema do dano ambiental não estará resolvido, pois reitero que, do jeito que está colocado, presenciamos uma luta contra determinado produto, mas que não se manifesta às claras contra o vandalismo praticado pelo ser humano, o principal responsável pela degradação da natureza. Trata-se, enfim, de uma campanha muito bem montada para se achar um culpado pela falta de responsabilidade para com o meio ambiente. Como canudo não fala, ele vira, tal como as sacolas, uma Geni ideal para desviar a atenção do público sobre quem é o verdadeiro poluidor”. Artigo publicado na Plásticos em Revista.