Blog

EDIÇÃO Nº 553

Nova turma do Programa de Inovação do PICPlast é lançada no Rio Grande do Sul

“Sozinhos não vamos resolver nada”, destacou o presidente do Sinplast Edilson Deitos, na manhã desta terça-feira (8), ao sediar o lançamento, em Porto Alegre, da terceira turma do Programa de Inovação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico. A iniciativa, que tem como objetivo implantar, passo a passo, um modelo de inovação sistêmica e contínua, baseado em ferramentas de gestão de eficiência comprovada, selecionará dez indústrias do setor plástico para um treinamento teórico e prático de nove meses, que acontecerá na sede do ISI Polímeros, em São Leopoldo.

O evento reuniu empresários do setor, representantes da Braskem, Abiplast e dos Sindicatos gaúchos co-irmãos Simplás e Simplavi. Para Renata Verner, do Marketing UNPOL – Apoio à Cadeia do Plástico, o programa é uma oportunidade de negócios e crescimento às indústrias participantes. Já Eduardo Berkovitz, da Abiplast, destacou o pioneirismo do Rio Grande do Sul nas diversas iniciativas conjuntas em prol do desenvolvimento do setor. Segundo ele, o Programa de Inovação “é um gol” e um amadurecimento da cadeia, que está fazendo o que precisa ser feito pelo futuro do plástico. Manuel Lisboa Neto e Antonio Xavier, membros da equipe ministrante do treinamento, também participaram do evento detalhando a iniciativa. Para mais informações sobre o PICPlast, acesse www.picplast.com.br.

Reserve a data: PlastCoLab chega em Porto Alegre no dia 31 de maio

Porto Alegre receberá entre os dias 31 de maio e 10 de junho o PlastCoLab, uma experiência ligada à inovação, criatividade, conhecimento, associada à versatilidade do plástico e seu potencial de transformação. Essa será a segunda edição do projeto, lançado em 2017 em São Paulo, em uma realização da Abiplast e Braskem, por meio do PICPlast. Assista o vídeo do PlastCoLab (clique aqui) e reserve a data. Em breve mais informações.

Sinplast à frente de diversos pleitos em prol da indústria do plástico

A semana está movimentada no Sinplast. A atuação do Sindicato em benefício das indústrias do setor em várias frentes tem gerado bons resultados. Em Novo Hamburgo, nesta segunda-feira (7), uma comitiva de empresários associados ao Sinplast protocolou junto ao Ministério Público um termo de audiência visando a suspensão do aumento de 24,9% na tarifa de energia elétrica (foto abaixo à esquerda). Já nesta terça-feira (8), após o lançamento do Programa de Inovação do PICPlast, representantes dos Sindicatos gaúchos co-irmãos (Simplás e Simplavi), Braskem e Abiplast, além de empresários do setor, assistiram a apresentação do Tampinha Legal, ministrada pela coordenadora do programa Simara Souza (foto abaixo central). A iniciativa é do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP) com apoio do Sinplast.

Na ocasião, ocorreu, ainda, o pré-lançamento do SocialPlast, uma nova ferramenta digital do Sinplast que conectará a indústria em uma Plataforma de Negócios, além de ligar as empresas do setor ao um banco de currículos facilitando a busca por mão-de-obra qualificada. A apresentação foi conduzida pelo vice-presidente Administrativo do Sindicato Gustavo Eggers, que está a frente do programa (foto abaixo à direita). Em breve, mais detalhes serão divulgados. Já em Brasília, outra uma comitiva, com representação do Sinplast, levou ainda nesta terça-feira (8) à Secretaria da Fazenda novo importante pleito para o setor de reciclagem.

Inscrições para visita técnica à empresa Wirklich encerram nesta sexta-feira (11)

No dia 22 de maio, das 9h15 às 15h30, o Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) realiza visita técnica à indústria Wirklich, especializada em produtos injetados em polímeros com engenharia de alta e ultra performance, localizada em Campo Bom (RS). Na oportunidade, serão apresentadas as estratégias de inovação da empresa e como ela vem trabalhando a gestão com indicadores setoriais. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail franciele@sinplast.org.br até sexta-feira, dia 11 de maio, ou enquanto houver disponibilidade de vagas. Pode participar um representante por empresa associada e em dia com suas contribuições junto ao Sinplast. A Wirklich está localizada na Rua Edgar Hoffmeister, 350.

Está no ar nova edição do Boletim sobre o Mercado de Energia

Já está no ar a edição 50 do relatório com Informações do Mercado de Energia produzido pela GV Energy, consultora do Sinplast. Clique aqui e acesse o conteúdo na íntegra.

Participe do 11° ENAFER nos dias 17 e 18 de maio em Caxias do Sul

A Abinfer e o Simplás realizam, nos dias 17 e 18 de maio, em Caxias do Sul, o 11º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2018. O evento debaterá o contexto atual do mercado e a inovação em direção à Indústria 4.0, reunindo profissionais do setor industrial e de serviços. Clique aqui para mais informações e inscrições.