Blog

EDIÇÃO Nº 556

Com o pires na mão

Por Edilson Deitos – Presidente do Sinplast

A grave crise que se instalou no Brasil é fruto da corrupção que permeou em todas as instituições, sendo a maior delas que por enquanto podemos mensurar envolvendo a Petrobras. “O criar dificuldades para obter facilidades”, lema da gestão pública brasileira há décadas, está agora saindo mais caro e doloroso do que o planejado, se é que foi planejado.

Como solução para salvar uma estatal combalida pela corrupção e pela má gestão, implementaram uma correção diária dos preços atrelados ao mercado internacional e à variação cambial. Não levaram em conta ser esse um setor vital para a economia e o funcionamento do País. Não tiveram a sensibilidade de avaliar que as variações recentes dos preços internacionais do petróleo mais a valorização internacional do dólar seriam o estopim perfeito para o caos instalado.

Aqui estamos, assim estamos, com reflexos importante para o setor industrial, que está há uma semana sem faturar, fábricas paradas, fluxos de caixa atingidos. Será que a paralisação também atingirá o pagamento de impostos? Claro que não. Teremos que fazer frente às guias de IPI, PIS e Cofins, à folha de pagamento, à energia elétrica (que embora não consumimos iremos pagar a demanda), aos empréstimos e Finames. Certamente estaremos com o pires na mão, pedindo recursos financeiros a custos elevadíssimos para o sistema financeiro cada vez mais seletivo e cobrando mais garantias.

O setor produtivo nacional não aguenta mais pagar a conta. Somos quem mais gera empregos, mais impostos proporcional ao PIB, sem falar que pagamos os tributos antes de recebermos dos clientes. Na indústria de transformação do plástico, inúmeras empresas já pararam suas atividades e a normalização de recebimento de matérias-primas levará pelo menos mais 15 dias. Imagino o setor da agroindústria, no qual as perdas de toda a cadeia são incalculáveis, além do desperdício de alimentos.

Sem um Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário) mais enxuto e com menos benesses veremos como solução a carga cada vez maior sobre o setor produtivo e isso não aguentamos mais.

PlastCoLab

O evento do PlastCoLab foi provisoriamente suspenso, dado que os materiais ficaram retidos em rodovia. Informaremos as novas datas.

Sinplast convoca associados para Assembleia Geral Ordinária em 5 de junho

Em edital veiculado no Jornal Zero Hora do dia 28 de maio (clique aqui e acesse), o Sinplast convoca as empresas associadas para Assembleia Geral Ordinária, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 5 de junho, no Espaço Riograndense, na FIERGS, em primeira convocação às 11h30, e em segunda e última convocação, às 12h. Na pauta do dia, haverá o exame e votação do Relatório de Atividades do Exercício de 2017 e do Balanço Geral relativo ao ano de 2017.

7ª edição do Cidade Bem Tratada abordará gestão de resíduos sólidos, água e energias renováveis

O Comitê Sinplast de Reciclagem e o Instituto Sustenplást, por meio do programa Tampinha Legal, participarão e apoiam a edição 2018 do Seminário Cidade Bem Tratada, promovido pela Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas. O seminário, que acontece nos dias 11 e 12 de junho, no Auditório Mondercil de Moraes, no Ministério Público, em Porto Alegre, tem por objetivo debater e apresentar plataformas e projetos ambientais relacionados à gestão de resíduos sólidos, água e energias renováveis.

Entre os temas de debate, estão a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos; a Situação das Águas: novos conceitos de drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes; e as Energias Renováveis e a repercussão do uso de fontes fósseis na saúde. As inscrições para o 7º Seminário Cidade Bem Tratada são gratuitas e já estão abertas. Clique aqui e garanta a sua vaga.

Nota oficial da FIERGS: Pelo retorno à ordem

Por mais que sejam justificadas as reivindicações dos caminhoneiros, a greve iniciada pela categoria atinge neste momento um alto grau de irresponsabilidade, abrindo espaço para grupos que tentam manobras com objetivos meramente ideológicos neste ano eleitoral.

Diante do grave cenário de empresas parando, alimentos desperdiçados, filas para obter combustível, e a ameaça do desabastecimento geral, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS – e seus 114 Sindicatos filiados vem manifestar publicamente os seguintes pontos:

  • As autoridades devem atuar com eficácia e rapidez na desobstrução das vias públicas, inclusive pelo uso autorizado das forças policiais e militares;
  • O Judiciário deve respaldar as ações impetradas para garantir o direito constitucional de ir e vir, além de condenar esse verdadeiro sequestro de cargas e pessoas que o País vem assistindo através dos bloqueios nas rodovias;
  • Os políticos devem agir com bom senso a fim de ajudar no retorno à normalidade, pois quando faltar comida na mesa dos seus eleitores, isto será lembrado nas urnas;
  • E os caminhoneiros devem voltar a circular com seus veículos e cargas separando-se, assim, das minorias desordeiras que estão tentando tomar conta do movimento da categoria.

Enfim, pelo retorno à ordem, com respeito às decisões das autoridades constituídas.

Rio Grande do Sul, 30 de maio de 2018.

Diretoria e Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul