Blog

EDIÇÃO Nº457

Sustenplást cumpre agenda intensa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

ESCOLA

A agenda do Programa Sustenplást esteve repleta de atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Desde a última semana, adultos e crianças vem recebendo palestras e apresentações da esquete teatral “Reciclito e a natureza: uma história divertida”.

A agenda iniciou no dia 2 de junho, quando um grupo de colaboradores da Unimed Central, em Canoas, assistiu a palestra ministrada pelo assessor do Sinplast Manuel Gonzales. Os participantes integram dois grupos estratégicos da Unimed responsáveis pela multiplicação interna de informações e buscaram a atividade do Sustenplást tendo em vista o esclarecimento de informações relacionadas ao descarte correto de resíduos. “Pensamos nesta palestra pois em nossas auditorias do Sistema 6S notamos que os colaboradores estão tendo dúvidas no momento do descarte”, diz Silvânia Gonzales, analista de Gestão da Qualidade da Unimed Central.

Já no sábado (4), foi a vez da Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, receber a esquete teatral “Reciclito e a natureza: uma história divertida”. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e integrou a programação da 32ª Semana Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre. A agenda de atividades seguiu, na última segunda-feira (6), quando cerca de 120 alunos do EJA da Escola Municipal Presidente Vargas, na capital, assistiu a palestra do Sustenplást. No dia seguinte (7), na mesma escola, mais de 350 alunos receberam os personagens Reciclito e Rafael para momentos de brincadeiras e aprendizado sobre plástico e descarte correto de resíduos (foto). “Estou adorando o teatro. Eu tinha muitas dúvidas de como separar o lixo e hoje estou aprendendo e me divertindo”, disse a aluna Kerolin da Silva Caetano, 10 anos. “Ações como essa são fundamentais. Muitos dos nossos alunos vivem em situação de miséria, então tudo que trazemos de diferente aqui para a escola enriquece o universo cultural deles. Esse projeto é maravilhoso, pois une cultura com a questão do aprendizado”, enfatizou a professora Susane Hubner, responsável pelo agendamento das ações do Sustenplást na escola.

No interior, 150 alunos da Escola Professora Odila Rosa Scherer, de Venâncio Aires, trabalharam o tema da separação do lixo com as suas professoras a partir dos kits educativos disponibilizados pelo Sustenplást. A programação segue ainda nos próximos dias com a participação do Sustenplást na Semana do Meio Ambiente da Feevale, em Novo Hamburgo. No local, até amanhã, os estudantes estão tendo a oportunidade de acessar o jogo eletrônico Recycle Game em um totem instalado na Rua Coberta do campus 2. Também nesta quinta-feira (9), haverá palestra do Sustenplást no II Seminário de Resíduos Sólidos. As empresas e instituições interessadas em receber ações do Programa Sustenplást em seus municípios devem entrar em contato com o Sinplast pelo e-mail sustenplast@sinplast.org.br.

 

Sinplast e Braskem buscam caminhos para a plasticultura

BRASKEM

Nesta terça-feira (7), o Comitê Sinplast para o Segmento do Agronegócio e da Plasticultura reuniu-se pela terceira vez para tratar deste setor promissor para a indústria plástica. O encontro teve a presença de Eduardo Damaso, da Braskem, que falou sobre o papel do plástico na maior competitividade do agronegócio brasileiro. Damaso destacou as vantagens naturais do Brasil, como a grande quantidade de terra fértil, chuva regulares, luz (sol) e, junto a isso, o uso de tecnologia de ponta. Ao mesmo tempo, existe muita perda em infraestrutura e logística. “Tem problemas com legislação, tributação, mas o principal desafio é a logística”, afirmou.

A participação do agro na Braskem é de 5% e um case de sucesso é o silo bolsa, um túnel flexível de polietileno para armazenagem de grãos que cria uma atmosfera sem oxigênio que impede o desenvolvimento de pragas e insetos.  O silo bolsa mantém a qualidade do produto armazenado por até 12 meses e permite a segregação de lotes. Já o mulching é um filme agrícola dupla face, à base de polietileno e aditivos especiais, utilizado para a cobertura do solo. Suas principais funções são controlar o crescimento de ervas daninhas e manter a umidade e a temperatura do terreno. O wrap é um filme de PE de alta aderência para preparação de fardos de pré-secado (gramínea) que serão usados na alimentação do gado. O material protege o pré-secado para momentos de escassez de pasto ou uso em confinamentos.

A Braskem quer expandir a atuação em agro, tanto que participa da feira Agrishow. “Países sem as condições favoráveis do Brasil usam a plasticultura. Mesmo com condições favoráveis, podemos usar também”, comenta Damaso. O coordenador do Comitê, Edílio Sganzerla, afirmou que o agricultor usa o plástico como um seguro da lavoura e que o potencial está aí. O presidente do Sinplast, Edilson Deitos, disse que técnicos da Emater têm restrição ao silo bolsa e é preciso atuar sobre esta questão cultural. “No Uruguai, na Argentina e no Centro-Oeste é um sucesso e aqui engatinha. Temos que fazer um trabalho junto a eles.” Deitos disse ainda que a Braskem tem novos projetos e busca parceiros. “Queremos divulgar para aumentar o uso”, destacou.

Assembleia Geral Ordinária aprova Contas 2015

O Sinplast reuniu, nesta terça-feira (7), associados em Assembleia Geral Ordinária. Na oportunidade, foi aprovado o Relatório de Contas 2015. De acordo com o presidente do Sinplast, Edilson Deitos, o processo tem sido assertivo. “Temos a possibilidade de prever as despesas”, comentou.

 

Dow Química aposta no crescimento do setor

DOW

Nesta terça-feira (7), na sequencia da Assembleia Geral Ordinária, houve uma apresentação da Dow Química. A diretora de produto para a América Latina, Ana Laura Allegue, falou sobre a grande possibilidade de crescimento para o polietileno, pois enquanto os EUA consomem 42 kg/pessoa ano há países cujo consumo é 2kg. Segundo Ana Laura, o PIB é o principal indicador, ou seja, quanto mais cresce, maior é o consumo de PE. Outros fatores são aumento de população, de classe média e urbanização. “São famílias menores, que vão menos vezes ao mercado, mais embalagens”, comentou.

A executiva diz que está otimista com o Brasil e confia em boas notícias pela frente. “A história mostra que depois de anos ruins de PIB vieram anos extraordinários, como 2009/2010 no Brasil.  O crescimento da América Latina é puxado pelo Brasil, mesmo que agora não pareça”. No exterior, a China segue em destaque. “A gente ouve que a China não cresce tanto, mas quando cresce pouco é 6%. O crescimento é sempre positivo e enorme”, diz. Segundo Ana Laura, até 2025 a região do Pacífico vai ter alta demanda. Dois importantes investimentos da Dow no momento são na Arábia Saudita e nos Estados Unidos. A palestra foi gravada e será disponibilizada em breve no canal YouTube do Sinplast.

Comitê Sinplast de Matérias-Primas prepara novas ações

MATERIAS-PRIMAS

O recém criado Comitê Sinplast de Matérias-Primas teve reunião nesta terça-feira (7), logo após a Assembleia Geral Ordinária do Sinplast. O coordenador Alberto Fabrício de Souza comenta que o trabalho avançou bastante em breve espaço de tempo. “A primeira reunião foi em abril e já implantamos um relatório semanal de inteligência de mercado para os associados, com a contratação de um consultor que se junta ao time, e demos início a palestras periódicas com fornecedores de matérias-primas”, recorda, afirmando que há novas ações em curso. O relatório já teve duas edições e na Assembleia o presidente Deitos pediu a avaliação dos associados e sugestões para aprimorá-lo. O consultor André Castro, que produz o material, esteve presente na Assembleia e na reunião do Comitê.