Blog

Energiplast discute aproveitamento de resíduos

Em sua 7ª edição, o ENERGIPLAST – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos, que acontece no dia 27 de setembro, na FIERGS, em Porto Alegre, traz para o debate as alternativas de aproveitamento de resíduos para geração de energia. O Fórum, realizado anualmente pelo Sinplast, conta neste ano com a presença do Ministério Público e palestrantes nacionais e internacionais, que apresentarão cases e novas tecnologias na área.

“Quando se fala em reciclagem energética, logo vem a ideia de uma usina de queima de lixo, o que traz uma enorme dúvida em relação aos efeitos ambientais. Porém já são muitas as alternativas de aproveitamento dos resíduos para geração de energia e isso será o ponto alto de discussão no evento”, explica o coordenador do ENERGIPLAST e do Comitê Sinplast de Reciclagem, Luiz Henrique Hartmann.

Os desafios, propostas e perspectivas da cadeia de reciclagem no Brasil também estarão em pauta no encontro. Na abertura do evento, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado federal Carlos Gomes, apresentará números do setor, as principais demandas da indústria e das cooperativas de catadores, além dos caminhos sugeridos pela Frente para o desenvolvimento da atividade no país. A implementação da PNRS e a visão do Ministério Público sobre a medida também será um dos assuntos abordados no Fórum pela Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Annelise Steigleder. O evento conta ainda com a participação do palestrante internacional Armin Villa, do Grupo Starlinger GmbH, da Áustria, que destacará as tendências tecnológicas no processo de extrusão.

O Energiplast tem o patrocínio da Braskem e do Sindiatacadistas e o apoio da FIERGS e do Sistema Fecomércio-RS. O evento é gratuito, mas é preciso inscrever-se antecipadamente no blog energiplast.wordpress.com. As vagas são limitadas. Clique aqui e confira a programação completa.