Blog

Evento em Novo Hamburgo aborda gestão tributária

ndustriais do setor plástico dos Vales do Sinos e Paranhana participaram, nesta quarta-feira (25/11), em Novo Hamburgo, da palestra “Gestão Tributária em Tempos de Crise”, ministrada pelo advogado Camilo de Oliveira Leipnitz. O evento promovido em conjunto pelo Comitê de Assuntos Legais e Tributários e pela Vice-Presidência Regional do Vale do Sinos do Sinplast abordou a importância da redução de despesas com tributos, principalmente, em cenário de crise, tendo em vista que, em linhas gerais, cerca de 40% do custo da indústria do plástico é com tributos.

Leipnitz destacou alguns desafios impostos em 2015 em relação a temas tributários, como por exemplo, o aumento do IPI na importação, da contribuição substitutiva ao INSS, do ICMS no Estado do RS, além da redução de incentivos e investimentos, a tributação das receitas financeiras e as novas obrigações acessórias, como a exigência da apresentação de planejamento tributário ao Fisco. Diante deste cenário, o advogado trouxe dicas aos empresários e contadores presentes, entre elas, verificar se a empresa está pagando todos os impostos de forma correta, estar atento aos temas tributários em discussão e revisar procedimentos tributários, entre outros.

Na abertura do evento, o secretário executivo do Sinplast Gilberto Mosmann apresentou um esboço do mapa estratégico do Sinplast para a gestão 2015-2018 do Sindicato. O evento foi gravado e estará disponível em breve no You Tube do Sinplast.