Blog

Segmento de Sopro pauta debates em São Leo

Nesta quinta-feira (14), o Comitê Sinplast do Segmento de Sopro, em parceria com o Simplás, Simplavi e Braskem, promoveu na sede do ISI – Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo, o 1º Encontro Técnico de Transformação de Plásticos por Sopro. O evento reuniu 60 pessoas de diferentes empresas do segmento para a troca de informações sobre inovações, matérias-primas, PNRS e novidades da área. Entre os participantes, esteve o presidente do Sinplasc, Reginaldo José Cechinel, e o presidente do Simplavi, Ivânio Arioli (na foto com o presidente do Sinplast, Edilson Deitos).
Segundo o presidente do Sinplast, Edilson Deitos, a divisão do Sindicato em comitês temáticos propicia a realização de eventos como esse, que aprofundam discussões sobre cada segmento. “Além disso, temos uma parceria com o ISI para divulgação junto ao setor”, ressaltou ele.
A primeira palestra do dia, intitulada “Um sopro de conhecimento – produtos, processo e tendências”, foi ministrada pelo engenheiro de aplicação da Braskem Ronaldo Bollinelli Gomes. Matéria-prima e sua relação com a máquina, portfólio e sopro estiveram entre os temas abordados. “Um bom desenvolvimento da embalagem garante uma série de vantagens e segurança. Um dos desafios da Braskem é fazer com que as resinas conversem com as máquinas”, disse ele.
Na sequência, representantes de empresas como Multipack Plas, W. Müller, PolyOne e Cristal Master apresentaram suas tecnologias e inovações para o segmento de sopro. Além disso, o presidente do Sinplast e a executiva da Aslore Tânia Sette falaram sobre o Acordo Setorial de Embalagens e o primeiro relatório da Coalização Empresarial, relacionado às obrigações da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Ao final, Viviane Lovison, gerente de operações do Instituto Senai de Inovação – Engenharia de Polímeros apresentou a estrutura e os serviços do ISI voltados à indústria do plástico, com visitação aos espaços. O conteúdo das palestras será disponibilizado em breve.