Blog

Sinplast e Abiplast apresentam Acordo Setorial para Logística Reversa de Embalagens em seminário na capital

No dia 7 de junho, o assessor técnico da Abiplast, Gilmar do Amaral, estará em Porto Alegre a convite do Sinplast para participar do Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Cidade Bem Tratada. Na oportunidade, Amaral ministrará a palestra “A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens”, voltada diretamente ao interesse das indústrias da terceira geração do setor plástico, em especial, de embalagens.
Amaral apresentará a proposta de um acordo setorial, em âmbito nacional, para logística reversa de embalagens de acordo com os princípios da PNRS. A Abiplast, ao lado de outras associações, está propondo às empresas de embalagens a adesão ao acordo setorial que inclui a realização de um plano de logística reversa nas 12 cidades sede da Copa do Mundo. Os custos da adesão ocorrerão de acordo com a quantidade (peso) de embalagens colocadas no mercado, sendo que estão aptas a participar do acordo setorial aquelas associadas aos Sindicatos do setor, incluindo no RS o Sinplast, já pertencentes à Abiplast.

Sobre o Seminário – Para debater os desafios e as perspectivas da gestão dos resíduos sólidos por parte do poder público e da iniciativa privada, a Associação Toda Vida e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizam a segunda edição do Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Cidade Bem Tratada. O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade sobre o atual cenário da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os planos nos níveis estadual e municipal. As palestras, gratuitas e abertas ao público, irão ocorrer nos dias 6 e 7 de junho, no Plenário Otávio Rocha, e integram a programação da Semana Municipal e Estadual de Meio Ambiente. Mais informações em http://cidadebemtratada.wordpress.com/. O Sinplast, por meio do Comitê Sinplast de Reciclagem e do Comitê do Programa Sustenplást, é apoiador do evento.