Blog

Sinplast participa de audiência pública sobre indústria da reciclagem em Brasília

Na tarde desta terça-feira (13/08), o assessor voluntário do Sinplast e coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem Luiz Henrique Hartmann  (na foto à esquerda) participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília para discutir incentivos para fomentar a indústria do plástico. A sessão foi proposta pelo Deputado Carlos Gomes, autor do PL 7575/2017, que propõe a criação do Fundo de Apoio para Ações Voltadas à Reciclagem – FAVORECICLE e o Fundo de Investimento para projetos de Reciclagem – PRORECICLE.

Na avalição de Hartmann, a proposta deve ajudar o Brasil a recuperar o atraso em outros países que há muito tempo já possuem incentivos sobre o tema. “É importante que neste momento se diminua os investimentos na área da recuperação energética e aumente na área da reciclagem mecânica. É preciso também buscar acabar de vez com a destinação de qualquer reciclável para os aterros”, comentou Hartmann, citando que já existem movimentos que buscam o envolvimento de toda a cadeia produtiva do plástico. Um dos exemplos citados pelo assessor é uma medida que obriga que todo projeto de uma nova embalagem também inclua o projeto de reciclagem desse produto resíduo.

Também participaram da audiência: André Luiz Felisberto França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Gabriela Gomes Prol Otero, Coordenadora Técnica Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem e Resíduos Especiais; Victor Bicca, Presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem; Roney Alves da Silva, Catador da Cooperativa Nova Superação e representante legal do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis; e Raphael Tobias de Vasconcelos Barros, professor e chefe do Departamento de Engenharia Sanitária da Universidade Federal de Minas Gerais, e autor do livro “Elementos de Gestão de Resíduos Sólidos”.