Blog

Sinplast reúne associados para o debate sobre relações do trabalho e negociações coletivas

No dia 15 de maio, o Sinplast realizou o Seminário sobre Relações do Trabalho & Negociações Coletivas em 2014. O evento abriu com o presidente do Sindicato, Edilson Deitos, destacando a necessidade de debater sobre as negociações coletivas. Na sequência, o economista da unidade de estudos econômicos da FIERGS, André Nunes abordou as questões conjunturais do setor, apresentando números da economia gaúcha e brasileira, referentes ao setor.

Nunes ressaltou que o crescimento anual médio dos últimos dois anos é inferior ao observado nos 10 anos anteriores e a indústria da transformação apresenta uma estagnação que já dura seis anos. O economista abordou ainda sobre custos das resinas, custos com energia elétrica, com recursos humanos, custos tributários e o mercado em geral.

O consultor jurídico do Sinplast, Alfeu Dipp Muratt deu sequencia ao seminário discutindo as questões de negociações coletivas do trabalho em 2014, apresentando a retrospectiva dos trabalhos de 2013, as diferentes relações do Sindicato com as categorias profissionais que estão situadas na sua base de representação e os resultados de algumas negociações empresariais. Muratt abordou também a questão de medicina e segurança do trabalho e o rigor da fiscalização. Ao final, os empresários puderam esclarecer dúvidas e propor sugestões sobre os temas. Estiveram presentes representantes de mais de 20 empresas.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.